2 Rs 22

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Josias, rei de Judá (640-609) (2 Cr 34,1-2) – 1Josias tinha oito anos quando começou a reinar, e rei­nou trinta e um anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Jedida, filha de Adaías, natural de Boscat.

2Fez o que é recto aos olhos do Senhor e seguiu fielmente o exem­plo de Da­vid, seu pai, sem se desviar nem para a direita nem para a es­querda.


Descoberta do livro da Lei (2 Cr 34,14-21) – 3No décimo oitavo ano do reinado de Josias, o rei enviou ao templo do Senhor o escriba Chafan, filho de Açalias, filho de Mechulam, dizendo-lhe: 4«Vai ter com o Sumo Sacerdote Hilquias e diz-lhe que mande recolher o dinheiro levado ao templo do Senhor, e entregue pelo povo nas mãos dos porteiros do tem­plo. 5Dê-se esse dinheiro aos encar­re­gados dos trabalhos do templo, a fim de pagarem aos que trabalham na reparação do edifício, 6carpintei­ros, construtores e pedreiros, e com­prarem a madeira e as pedras de cantaria necessárias às reparações do templo. 7Mas não se lhes exigirão contas do dinheiro que lhes é con­fiado, porque são pessoas íntegras.»

8O Sumo Sacerdote Hilquias disse ao escriba Chafan: «Encontrei no templo do Senhor o Livro da Lei.» Hilquias entregou este livro ao es­criba Chafan, 9o qual, depois de o ler, foi ter com o rei e prestou-lhe con­tas da missão que lhe fora confiada: «Teus servos juntaram o dinheiro que se encontrava na casa do Se­nhor e en­tregaram-no aos encarre­gados do templo do Senhor.» 10E acrescentou:

«O Sumo Sacerdote Hilquias en­tre­gou-me um livro.» E leu-o na pre­sença do rei. 11Ao ouvir as palavras do Livro da Lei do Se­nhor, o rei rasgou as suas vestes 12e ordenou ao sacer­dote Hil­quias, a Aicam, filho de Cha­fan, a Acbor, fi­lho de Miqueias, ao es­criba Chafan e ao seu oficial Asaías: 13«Ide e consultai o Senhor acerca de mim, do povo e de todo o Judá, sobre o conteúdo deste livro, que acaba de ser descoberto. A cólera do Senhor deve ser grande contra nós, porque nossos pais não obedeceram às pala­vras deste livro, nem puseram em prática o que nele se nos pres­creve.»


Consulta da profetisa Hulda (2 Cr 34,22-28) – 14O sacerdote Hil­quias, Aicam, Acbor, Chafan e Asaías fo­ram ter com a profetisa Hulda, mulher de Chalum, filho de Ticvá, filho de Ha­ras, encarregado do vestuário. Ela vivia em Jerusalém, no segundo quar­teirão.

Falaram com Hulda e 15ela res­pondeu: «Isto diz o Senhor, Deus de Israel: Dizei àquele que vos man­dou vir a mim: 16Assim fala o Senhor: Vou enviar calamidades sobre este lugar e so­bre os seus habitantes, con­forme as ameaças que o rei de Judá leu no livro. 17Pois eles abandona­ram-me e queimaram incenso a deuses es­tran­­­­geiros, irritando-me com as suas obras; a minha indignação in­fla­mou-se contra esta terra e não se apa­gará mais. 18Ao rei de Judá, que vos mandou consultar o Se­nhor, di­reis: Isto diz o Senhor: 19Porque ouviste as palavras do livro, e o teu coração se atemorizou, e te humi­lhaste diante do Senhor, ao ouvir a minha sen­tença contra esse lugar e contra os seus habitantes, condena­dos a se­rem objecto de espanto e de maldição, e rasgaste as tuas vestes e choraste diante de mim, Eu tam­bém te ouvi – oráculo do Senhor. 20Por isso, vou reunir-te a teus pais e serás sepul­tado em paz no teu sepulcro, para que os teus olhos não vejam as ca­lamidades que vos vou enviar sobre esta terra.»

Voltaram, pois, e refe­ri­ram ao rei o que a pro­fetisa lhes dissera.



Capítulos

2 Rs 1 2 Rs 2 2 Rs 3 2 Rs 4 2 Rs 5 2 Rs 6 2 Rs 7 2 Rs 8 2 Rs 9 2 Rs 10 2 Rs 11 2 Rs 12 2 Rs 13 2 Rs 14 2 Rs 15 2 Rs 16 2 Rs 17 2 Rs 18 2 Rs 19 2 Rs 20 2 Rs 21 2 Rs 22 2 Rs 23 2 Rs 24 2 Rs 25