2 Rs 21

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Manassés, rei de Judá (698-643) (2 Cr 33,1-20) – 1Manas­sés tinha doze anos quando começou a reinar, e reinou durante cin­quenta e cinco anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Hefecibá. 2Fez o mal aos olhos do Senhor, imi­tan­do as abomi­nações dos povos que o Senhor ex­pulsara diante dos filhos de Israel.

3Reconstruiu os lugares altos que seu pai Ezequias des­truíra, levantou os altares de Baal, plantou um sím­bolo de Achera seme­lhante ao que fizera Acab, rei de Israel e, diante de todo o exército dos céus, prostrou-se em adoração; 4erigiu al­tares no tem­plo do Senhor, do qual o Senhor dissera: «O meu nome residirá em Jerusalém.» 5Levantou altares a todo o exército dos céus, nos dois átrios do templo do Senhor. 6Fez passar pelo fogo o seu próprio filho; entre­gou-se à magia, à astro­lo­gia, à necro­man­cia e à adivinha­ção. Fez muito mal diante do Senhor, provocando assim a sua ira. 7Colo­cou também a está­tua de Achera no templo do Senhor, templo do qual o Senhor dissera a David e a seu filho Salomão: «Neste templo e na cidade de Jerusalém, que escolhi entre to­das as tribos de Israel, estabelecerei o meu nome per­petuamente. 8Ja­mais permitirei que os filhos de Israel andem errantes, fora da terra que dei a seus pais, desde que eles observem os meus mandamentos e a lei que lhes pres­creveu Moisés, meu servo.»

9Eles, porém, não obedeceram, mas foram enganados por Manas­sés e fizeram ainda pior do que os povos, que o Senhor aniquilara dian­te dos filhos de Israel. 10O Senhor falou, pois, pela boca dos seus ser­vos, os pro­fetas, dizendo:

11«Manas­sés, rei de Judá, come­teu estas abo­mina­ções, pro­cedendo ainda pior do que ou­trora os amorreus, e levou também Judá ao pecado da ido­la­tria. 12Por isso, diz o Senhor, Deus de Israel: vou fazer cair sobre Jeru­salém e Judá calamidades tais que farão retinir os ouvidos daqueles que as ouvirem. 13Medirei Jerusa­lém com a corda com que medi a Samaria, e com o nível da casa de Acab; lim­parei Je­ru­salém como se limpa um prato, revi­rando-o de um lado e do outro. 14Abandonarei os restos da minha herança e entregá-los-ei nas mãos dos seus inimigos, aos quais servi­rão de espólio e de presa. 15Pois fize­ram o mal diante de mim, e não ces­saram de me irri­tar, desde que seus pais saí­ram do Egipto até ao dia de hoje.»

16Além disso, Manassés derra­mou tanto sangue inocente que inun­­dou Jerusalém de uma extre­mi­dade à outra, sem falar dos pecados com que fez pecar Judá, levando-a a pra­ticar o mal aos olhos do Senhor.

17O resto da história de Manas­sés, e tudo o que ele fez, o pecado que cometeu, tudo isso está escrito no Li­vro dos Anais dos Reis de Judá. 18Manassés adormeceu, juntando-se aos seus pais, e sepultaram-no no jardim do seu palácio, no jardim de Uzá. O seu filho Amon sucedeu-lhe no trono.


Amon, rei de Judá (643-640) (2 Cr 33,21-25) – 19Amon tinha vinte e dois anos quando começou a reinar, e reinou dois anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Mechulémet, filha de Harus, natural de Jotba. 20Ele fez o mal aos olhos do Senhor, como seu pai Manassés. 21Seguiu todas os passos de seu pai e, como ele, ado­rou os ídolos e prostrou-se diante deles. 22Abandonou o Senhor, Deus de seus pais, e não andou nos cami­nhos do Senhor. 23Os servos de Amon conspiraram contra ele e ma­taram-no no seu palácio. 24O povo, porém, matou todos os conjurados e, em seu lugar, proclamou rei Josias, filho de Amon. 25O resto da história de Amon e os seus feitos, tudo isso está escrito no Livro dos Anais dos Reis de Judá. 26Sepultaram-no no seu túmulo, no jardim de Uzá, e seu filho Josias sucedeu-lhe no trono.



Capítulos

2 Rs 1 2 Rs 2 2 Rs 3 2 Rs 4 2 Rs 5 2 Rs 6 2 Rs 7 2 Rs 8 2 Rs 9 2 Rs 10 2 Rs 11 2 Rs 12 2 Rs 13 2 Rs 14 2 Rs 15 2 Rs 16 2 Rs 17 2 Rs 18 2 Rs 19 2 Rs 20 2 Rs 21 2 Rs 22 2 Rs 23 2 Rs 24 2 Rs 25