2 Rs 15

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Azarias, rei de Judá (767-739) (2 Cr 26,1-23) – 1No vigésimo sé­timo ano do reinado de Jeroboão, rei de Israel, começou a reinar Azarias, filho de Amacias, rei de Judá. 2Ti­nha dezasseis anos quando começou a rei­nar e reinou cinquenta e dois anos em Jerusa­lém. Sua mãe cha­mava-se Jecolias, natural de Jeru­salém.

3Ele fez o que era recto aos olhos do Se­nhor, seguindo fielmente os pas­sos de seu pai Amacias. 4Con­tudo, os lugares altos não desapareceram. O povo continuou a sacrificar e a ofe­re­cer incenso sobre eles. 5O Se­nhor feriu de lepra o rei, que ficou leproso até ao dia da sua morte, vivendo isolado numa casa. Jotam, filho do rei, administrava o palácio e gover­nava o povo do país.

6O resto da história de Azarias e todos os seus feitos, tudo isso está escrito no Livro dos Anais dos Reis de Judá. 7Aza­rias adormeceu, jun­tando-se aos seus pais, e sepultaram-no com eles na cidade de David. Suce­deu-lhe no trono seu filho Jotam.


Zacarias, rei de Israel (753) – 8No trigésimo oitavo ano do reinado de Azarias, rei de Judá, Zacarias, filho de Jeroboão, começou a reinar sobre Israel, na Samaria. O seu reinado du­­rou seis meses. 9Fez o mal aos olhos do Senhor, como o tinham feito os seus pais. Não se afastou dos peca­dos de Jeroboão, filho de Na­bat, que fizera pecar Israel. 10Cha­lum, filho de Jabés, conspirou contra ele e assas­sinou-o diante do povo. De­pois, su­ce­deu-lhe no trono. 11O resto da his­tó­ria de Zacarias está escrita no Livro dos Anais dos Reis de Is­rael. 12Assim se cumpriu o que o Senhor dissera a Jeú: «Os teus descenden­tes ocupa­rão o trono de Israel du­ran­te quatro gerações.» E assim sucedeu.


Chalum, rei de Israel (753) – 13No trigésimo nono ano do reinado de Uzias, rei de Judá, Chalum, filho de Jabés, começou a reinar na Sama­ria. O seu reinado durou um mês. 14Menaém, filho de Gadi, partiu de Tirça, foi à Samaria e assassinou Chalum, filho de Jabés, sucedendo-lhe no trono. 15O resto da história de Chalum e a conspiração que ele ma­quinou, tudo isso está escrito no Li­vro dos Anais dos Reis de Israel.


Menaém, rei de Israel (752-741) – 16Me­naém atacou Tifsa, tudo o que nela havia e todo o seu território, partindo de Tirça, por não lhe abri­rem as portas; derrotou-a e rasgou o ventre de todas as mulheres grávi­das. 17No trigésimo nono ano do rei­nado de Azarias, rei de Judá, Me­naém, fi­lho de Gadi, começou a reinar em Israel. E reinou dez anos na Sama­ria. 18Fez o mal aos olhos do Senhor, e, durante toda a vida, não se afas­tou dos pecados de Jeroboão, filho de Nabat, que fizera pecar Israel. 19Me­naém deu a Pul, rei da Assí­ria, que invadira o país, mil talentos de prata, a fim de que ele o ajudasse a con­so­lidar o seu poder. 20Menaém, para juntar esta quantia para o rei da As­síria, exigiu uma contribuição dos grandes pro­prietários de Israel, à razão de cin­quenta siclos de prata por pessoa. Então, o rei da Assíria retirou-se sem demora, e deixou de ocupar o país. 21O resto da história de Me­naém, e todos os seus feitos, está tudo escrito no Livro dos Anais dos Reis de Israel. 22Menaém ador­me­ceu juntando-se aos seus pais; sucedendo-lhe no trono seu filho Pecaías.


Pecaías, rei de Israel (741-740) – 23No quinquagésimo ano do reinado de Azarias, rei de Judá, Pecaías, filho de Menaém, começou a reinar em Israel. E reinou dois anos na Sama­ria. 24Fez o mal aos olhos do Senhor e não se afastou dos peca­dos de Jeroboão, fi­lho de Nabat, que fizera pecar Israel. 25Pecá, filho de Rema­lias, um dos ge­nerais de Pe­caías, conspirou contra ele com cin­quenta homens de Gui­lead, e assas­sinou-o na Samaria na torre do palácio real, junto de Argob e de Arié. Matou-o e tornou-se rei no seu lugar. 26O resto da história de Pecaías e todos os seus feitos, está tudo escrito no Livro dos Anais dos Reis de Israel.


Pecá, rei de Israel (740-731) – 27No quinquagésimo segundo ano do rei­nado de Azarias, rei de Judá, Pecá, filho de Remalias, começou a reinar em Israel, na Samaria, e rei­nou vinte anos. 28Fez o mal aos olhos do Senhor, pois não se afastou dos pecados de Jeroboão, filho de Na­bat, que fizera pecar Israel. 29No tempo de Pecá, rei de Israel, Tiglat-Fala­sar, rei da Assí­ria, veio e apode­rou-se de Ion. To­mou também Abel-Bet-Maacá, Janoa, Que­­des, Haçor, Guilead, a Galileia e toda a terra de Neftali, e levou todos os seus habi­tan­tes cati­vos para a As­síria.

30Oseias, filho de Elá, conspi­rou con­tra Pecá, filho de Remalias, ata­cou-o e assassinou-o. Sucedeu-lhe no trono, no vigésimo ano do rei­nado de Jotam, filho de Uzias. 31O resto da história de Pecá e todos os seus fei­tos, tudo isso está escrito no Livro dos Anais dos Reis de Israel.


Jotam, rei de Judá (739-734) (2 Cr 27,1-9) – 32No segundo ano do reinado de Pecá, filho de Remalias, rei de Is­rael, começou a reinar Jotam, filho de Uzias, rei de Judá. 33Tinha vinte e cinco anos quando começou a rei­nar e reinou dezas­seis anos em Jeru­salém. A sua mãe chamava-se Jerusa, filha de Sadoc. 34Fez o que era recto aos olhos do Senhor e seguiu fiel­mente os pas­sos do seu pai Uzias. 35Todavia, os lugares altos não fo­ram retirados. O povo continuou a sacri­ficar e a quei­mar incenso nesses lu­gares. Jotam edificou a porta supe­rior do templo do Senhor. 36O resto da história de Jotam e todos os seus feitos, tudo está escrito no Livro dos Anais dos Reis de Judá. 37Nesse tempo, o SENHOR começou a enviar Recin, rei da Síria, e Pecá, filho de Rema­lias, contra Judá. 38Jotam ador­me­ceu juntando-se aos seus pais e sepul­taram-no com eles na cidade de David, seu pai. Sucedeu-lhe no trono seu filho Acaz.



Capítulos

2 Rs 1 2 Rs 2 2 Rs 3 2 Rs 4 2 Rs 5 2 Rs 6 2 Rs 7 2 Rs 8 2 Rs 9 2 Rs 10 2 Rs 11 2 Rs 12 2 Rs 13 2 Rs 14 2 Rs 15 2 Rs 16 2 Rs 17 2 Rs 18 2 Rs 19 2 Rs 20 2 Rs 21 2 Rs 22 2 Rs 23 2 Rs 24 2 Rs 25