2 Rs 14

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Amacias, rei de Judá (796-767) (2 Cr 25,1-28) – 1No segundo ano do reinado de Joás, filho de Joacaz, rei de Israel, come­çou a reinar Ama­cias, filho de Joás, rei de Judá. 2Ti­nha vinte e cinco anos, quando come­çou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. A sua mãe cha­mava-se Joadan, natural de Jeru­sa­lém. 3Fez o que é recto aos olhos do Senhor; mas não como David, seu pai. Se­guiu os passos de seu pai Joás. 4Os lugares altos, porém, não desapa­re­ceram e o povo continuou a sacri­ficar e a oferecer incenso sobre eles. 5Logo que se consolidou o seu rei­nado, mandou matar todos os ser­­vos que tinham assassinado o rei, seu pai. 6Mas não matou os filhos dos assassinos, conforme o que está escrito no livro da Lei de Moisés, segundo o preceito do Senhor: «Não morrerão os pais pelos filhos, nem os filhos pelos pais: cada um mor­re­rá pelo seu próprio pecado.» 7Ama­cias derrotou dez mil edomitas no vale do Sal. Conquistou a cidade de Sela e deu-lhe o nome de Jocteel, nome que conserva ainda hoje.

8Ama­cias enviou mensageiros a Joás, filho de Joacaz, filho de Jeú, rei de Israel, a fim de lhe dizer: «Vem, para que nos vejamos face a face.» 9Joás, rei de Israel, respondeu a Ama­cias, rei de Judá: «O cardo do Líbano mandou dizer ao cedro do Líbano: ‘Dá a tua filha por esposa ao meu filho.’ Mas os animais selva­gens do Lí­bano pas­saram e pisaram o cardo. 10Por­que derrotaste os edo­mitas, o teu co­ra­ção inchou-se de orgulho. Con­tenta-te com essa gló­ria e deixa-te ficar em casa. Queres, porventura, meter-te numa desafor­tu­nada empresa, que será a tua ruína e a ruína de Judá?» 11Mas Amacias de nada quis saber.

Então o rei de Israel pôs-se a cami­nho e encontrou-se com Ama­cias, rei de Judá, em Bet-Chémes, cidade de Judá. 12Judá foi derro­tado por Israel e cada qual fugiu para a sua tenda. 13Joás, rei de Is­rael, capturou Amacias, rei de Judá, filho de Joás, filho de Acazias, em Bet-Chémes.

Quando chegou a Jeru­salém, abriu uma brecha de qua­tro­centos côva­dos na muralha da ci­dade, desde a porta de Efraim até à porta da esquina. 14Tomou todo o ouro, toda a prata e todos os vasos que se encontravam no templo do Senhor e nos tesouros do palácio real, e voltou para a Sa­maria com os reféns.

15O resto da história de Joás, os seus actos e a sua valentia, a guerra que fez con­tra Amacias, rei de Judá, está tudo escrito no Livro dos Anais dos Reis de Israel. 16Joás adormeceu juntando-se aos seus pais e foi sepul­tado na Samaria com os reis de Is­rael. Suce­deu-lhe no trono seu filho Jeroboão. 17Amacias, filho de Joás, rei de Judá, viveu ainda quinze anos de­pois da morte de Joás, filho de Joa­caz, rei de Is­rael.

18O resto da história de Ama­cias está escrito no Livro dos Anais dos Reis de Judá. 19Em Jeru­salém, fize­ram uma conspiração, mas Ama­cias fugiu para Láquis. Mas man­da­ram-no perseguir e ali o ma­taram. 20Car­regaram, depois, o seu corpo em cima de cavalos, e sepulta­ram-no em Jeru­salém junto dos seus pais, na cidade de David. 21Todo o povo de Judá to­mou Azarias, que tinha dezasseis anos, e proclamou-o rei, no lugar de seu pai Amacias. 22Depois de o rei ter adormecido, jun­tando-se aos seus pais, Azarias recons­truiu Elat e res­tituiu-a ao domínio de Judá.


Jeroboão II, rei de Israel (782-753) – 23No décimo quinto ano do reinado de Amacias, filho de Joás, rei de Judá, Jeroboão, filho de Joás, começou a reinar sobre Israel, na Samaria. Rei­nou quarenta e um anos. 24Fez o mal aos olhos do Senhor, e não se afas­tou dos pecados de Jero­boão, filho de Nabat, que fizera pecar Is­rael. 25Res­tabeleceu as fronteiras de Israel, desde a entrada para Ha­mat até ao mar da planície, confor­me o Senhor anunciara pela boca do seu servo Jo­nas, filho de Amitai, natural de Gat-Héfer. 26O Senhor vira a afli­ção tão amargurada de Israel, pois já não restavam nem escravos nem homens livres nem havia ninguém para socorrer Israel. 27O Senhor não decretara ainda apagar o nome de Israel de debaixo do céu e, por isso, libertou-o pelas mãos de Jeroboão, filho de Joás.

28O resto da história de Jeroboão, os seus actos e a sua valentia, o modo como combateu e reconquistou Da­masco e Hamat de Judá para Israel, está tudo escrito no Livro dos Anais dos Reis de Israel. 29Jeroboão ador­meceu juntando-se aos seus pais, os reis de Israel. E sucedeu-lhe no tro­no o seu filho Za­carias.



Capítulos

2 Rs 1 2 Rs 2 2 Rs 3 2 Rs 4 2 Rs 5 2 Rs 6 2 Rs 7 2 Rs 8 2 Rs 9 2 Rs 10 2 Rs 11 2 Rs 12 2 Rs 13 2 Rs 14 2 Rs 15 2 Rs 16 2 Rs 17 2 Rs 18 2 Rs 19 2 Rs 20 2 Rs 21 2 Rs 22 2 Rs 23 2 Rs 24 2 Rs 25