2 Rs 1

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa
III. Fim da História Sincrónica de Israel e Judá. Elias (1,1-17,41)


Morte de Acazias (1 Rs 22,52-54) – 1Depois da morte de Acab, Moab revoltou-se contra Israel. 2Acazias que se en­con­­trava no andar supe­rior da sua casa, na Samaria, caiu da ja­nela e feriu-se gravemente. Enviou então mensageiros, dizendo-lhes: «Ide con­­­sultar Baal-Zebub, o deus de Ecron, para saber se vou sobreviver a este meu mal.» 3Mas o anjo do Se­nhor falou a Elias, o tisbita, nestes ter­mos: «Vai! Sai ao encontro dos mensa­gei­ros do rei da Samaria e diz-lhes: ‘Não há, porventura, um Deus em Is­rael, para irdes consultar Baal-Zebub, deus de Ecron? 4Por isso, eis o que diz o Senhor: Não te levan­tarás do leito em que te deitaste, pois vais morrer.’» E Elias partiu.

5Os mensageiros vol­taram para junto de Acazias, que lhes perguntou: «Porque voltais?» 6Eles responde­ram: «Um homem saiu-nos ao encontro e disse-nos: ‘Ide, voltai para junto do rei que vos enviou e dizei-lhe: Isto diz o Senhor: Não há, porven­tura, um Deus em Israel, para que man­des consultar Baal-Zebub, deus de Ecron? Por isso, não te le­van­tarás do leito onde te deitaste, pois vais mor­rer.’» 7Acazias disse-lhes: «Qual era o aspecto desse homem que se encon­trou convosco e vos falou desse modo?» 8Responderam-lhe: «Era um homem vestido de peles, que trazia um cinto de couro em volta dos rins.» O rei disse: «É Elias, o tisbita.» 9Ime­dia­tamente enviou-lhe um chefe com os seus cinquenta homens. Foi ter com Elias, que es­tava sentado no cimo do monte, e disse-lhe: «Ó homem de Deus, o rei ordena que desças de­pressa!» 10Elias respondeu-lhe: «Se sou um homem de Deus, que desça fogo do céu e te devore a ti e aos teus cinquenta ho­mens.» Desceu, pois, fogo do céu e devorou o chefe e os seus cinquenta homens. 11O rei man­dou outro chefe com os seus cin­quenta ho­mens, o qual falou a Elias e lhe disse: «Ó homem de Deus, o rei or­dena que desças ime­­dia­tamente.» 12«Se sou um homem de Deus – res­pondeu-lhes Elias – desça fogo do céu e te devore a ti e aos teus cin­quenta homens.» E o fogo descido do céu devorou o chefe e os seus cin­quenta homens.

13Pela terceira vez, mandou o rei um chefe com os seus cinquenta ho­mens, o qual se pros­trou de joelhos diante de Elias e lhe suplicou: «Ho­mem de Deus, seja pre­ciosa aos teus olhos a minha vida e a destes teus cin­quen­ta servos. 14Eis que veio fogo do céu e devorou os dois primeiros che­fes e os seus cin­quenta homens, mas, ago­ra, que a minha vida seja preciosa aos teus olhos!» 15O anjo do Senhor disse a Elias: «Desce com este ho­mem. Não tenhas medo dele!» Elias levan­tou-se e desceu com ele até jun­to do rei. 16Elias disse ao rei: «Isto diz o Senhor: Porque enviaste men­sa­gei­ros a consultar Baal-Zebub, deus de Ecron? Não há porventura um Deus em Israel para o ires con­sultar? Não te levantarás mais do leito em que te deitaste, pois vais morrer.» 17Aca­zias morreu, segundo a palavra que o Senhor pronun­ciara pelo profeta Elias, e o seu ir­mão Jo­rão sucedeu-lhe no trono, no segundo ano de Jorão, filho de Josafat, rei de Judá, porque Acazias não tinha fi­lhos. 18O resto da his­tó­ria de Aca­zias e os seus feitos, está tudo es­crito no Livro dos Anais dos Reis de Israel.



Capítulos

2 Rs 1 2 Rs 2 2 Rs 3 2 Rs 4 2 Rs 5 2 Rs 6 2 Rs 7 2 Rs 8 2 Rs 9 2 Rs 10 2 Rs 11 2 Rs 12 2 Rs 13 2 Rs 14 2 Rs 15 2 Rs 16 2 Rs 17 2 Rs 18 2 Rs 19 2 Rs 20 2 Rs 21 2 Rs 22 2 Rs 23 2 Rs 24 2 Rs 25