1 Sm 7

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Samuel, juiz e mediador (Sir 46, 13-20) – 1Vieram, pois, os habi­tan­tes de Quiriat-Iarim, transpor­ta­­ram a Arca do Senhor e colocaram-na em casa de Abinadab, que vivia em Gui­beá, e consagraram seu filho Eleá­zar para que a guardasse. 2E su­ce­deu que, desde o dia em que a Arca do Senhor chegou a Quiriat-Iarim, passou muito tempo, vinte anos, e toda a casa de Israel se vol­tou para o Senhor. 3E Samuel fa­lou a toda a casa de Is­rael, dizendo: «Se de todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirando do meio de vós os deuses estran­gei­ros e as estátuas de Astarté, se vos apegar­des de todo o vosso coração ao Se­nhor e só a Ele servirdes, Ele há-de livrar-vos das mãos dos filis­teus.» 4Então os filhos de Israel afas­ta­ram os ídolos e as es­tátuas de Baal e de Astarté e ser­viram só ao Se­nhor. 5Disse também Samuel: «Con­vocai todo o Israel em Mispá, e eu rogarei por vós ao Se­nhor.» 6Reu­ni­ram-se, pois, em Mispá, tiraram água, derra­maram-na diante do Se­nhor e jejuaram naquele dia, di­zendo: «Pecá­mos contra o Senhor.»

Samuel era juiz de Israel em Mis­pá. 7Os filisteus foram informados de que os israelitas se tinham reu­nido em Mispá, e os seus prín­cipes mar­cha­ram contra Israel. Os israe­li­­tas sou­be­ram-no e tiveram medo dos filis­teus. 8Disseram a Samuel: «Não cesses de clamar por nós ao Se­nhor nosso Deus, para que nos livre das mãos dos filisteus.» 9Samuel to­mou um cor­deiro ainda de leite, ofe­receu-o inteiro em holocausto ao Senhor, clamou ao Se­­nhor por Israel, e o Se­nhor ouviu-o.

10De facto, enquanto Samuel ofe­recia o holocausto, os filisteus come­çaram o combate contra Israel. Mas o Senhor, naquele dia, trovejou com a sua voz estrondosa sobre os filis­teus, encheu-os de terror, e foram derro­ta­dos pelos israelitas. 11Estes, saindo de Mispá, perse­gui­ram os filis­teus e der­rotaram-nos no lugar que está abaixo de Bet-Car.

12Tomou Sa­muel uma pe­dra e pô-la entre Mispá e Chen; deu àquele lu­gar o nome de Ében-Ézer, dizendo: «Até aqui nos auxiliou o Senhor.»

13Humilhados dessa forma, os fi­­listeus não voltaram mais às terras de Israel. A mão do Senhor fez-se sen­­tir sobre os filisteus durante toda a vida de Samuel. 14E foram resti­tuí­das a Israel as cidades que os filisteus lhes tinham tomado, desde Ecron até Gat. Israel livrou a sua terra das mãos dos filisteus, e também houve paz en­tre Israel e os amorreus.

15Samuel foi juiz em Israel du­rante toda a sua vida. 16Todos os anos se dirigia a Betel, Guilgal e Mispá, onde fazia justiça a todo o Israel. 17Vol­tava depois para Ramá, onde ti­nha a sua casa. Também ali julgava Israel, e edificou naquele lugar um altar ao Senhor.



Capítulos

1 Sm 1 1 Sm 2 1 Sm 3 1 Sm 4 1 Sm 5 1 Sm 6 1 Sm 7 1 Sm 8 1 Sm 9 1 Sm 10 1 Sm 11 1 Sm 12 1 Sm 13 1 Sm 14 1 Sm 15 1 Sm 16 1 Sm 17 1 Sm 18 1 Sm 19 1 Sm 20 1 Sm 21 1 Sm 22 1 Sm 23 1 Sm 24 1 Sm 25 1 Sm 26 1 Sm 27 1 Sm 28 1 Sm 29 1 Sm 30 1 Sm 31