1 Sm 6

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Devolução da Arca a Israel1Esteve, pois, a Arca do Senhor sete meses na terra dos filisteus. 2Os filisteus convocaram os seus sacer­do­tes e adivinhos e perguntaram-lhes: «Que faremos da Arca do Se­nhor? Dizei-nos como havemos de a devol­ver ao seu lugar.» 3Eles res­ponde­ram: «Se devolveis a Arca do Deus de Is­rael, não a deveis mandar sem nada, mas juntai-lhe uma oferta de repa­ra­­ção. Então sereis curados; sabe­reis por que não se apartava de vós a sua mão.» 4Dis­seram eles: «Que oferta de repa­ra­ção devemos juntar-lhe?»

Responde­ram: «Cinco tumores de ouro e cinco ratos de ouro, conforme o número dos príncipes dos filisteus, porque foi este o castigo que vos fe­riu a vós e aos vossos príncipes. 5Fa­zei, pois, imagens dos vossos tumo­res e imagens dos ratos que devastam o país e, assim, dareis glória ao Deus de Israel; talvez assim Ele retire a sua mão de cima de vós, do vosso deus e do vosso país. 6Porque endu­receis os vossos corações como os egí­pcios e o Faraó? Não tiveram eles que deixá-los partir, quando o Senhor os fla­gelou com seus castigos? 7Fazei, pois, um carro novo, tomai duas va­cas que estejam a aleitar e que ainda não tenham suportado o jugo, e atrelai-as ao carro, depois de terdes pren­dido os seus bezerros no curral. 8To­mareis em seguida a Arca do Senhor e colocá-la-eis, juntamente com um cofre no qual poreis as imagens de ouro que oferecereis como repara­ção; depois, deixai-a ir. 9Segui-a com os olhos; se virdes que ela segue pelo caminho que conduz ao país dela, para os lados de Bet-Chémes, então o Deus de Israel foi quem nos en­viou esta praga; de contrário, conhecere­mos que não foi a sua mão que nos feriu, mas que foi um simples acaso.»

10Assim o fizeram. Tomaram duas vacas que estavam a aleitar e atre­la­ram-nas ao carro, pondo os bezer­ros no curral. 11Puseram sobre o carro a Arca do Senhor com o cofre que con­tinha os ratos de ouro e as imagens dos tumores. 12Ora, as va­cas toma­ram directamente o cami­nho que vai para Bet-Chémes e se­gui­ram, mugindo, sempre o mesmo caminho, sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda. Os príncipes dos filis­teus seguiram-na até à entrada do terri­tório de Bet-Chémes. 13Os habitan­tes de Bet-Ché­mes ceifavam o trigo no vale. Levantando os olhos, viram a Arca e alegraram-se. 14O carro che­gou ao campo de Josué, de Bet-Ché­mes, onde se deteve. Havia ali uma gran­de pedra. Cortaram em peda­ços a madeira do carro, puseram em cima as vacas e ofereceram-nas em holocausto ao Senhor. 15Os levitas desceram a Arca do Senhor, junta­mente com o cofre que estava ao seu lado, contendo os objectos de ouro, e colocaram-na sobre a grande pedra. Então, os habitantes de Bet-Ché­mes ofereceram, naquele dia, holocaus­tos e sacrifícios ao Senhor. 16E os cinco príncipes dos filisteus que ti­nham presenciado tudo, voltaram naquele mesmo dia para Ecron.

17As figuras dos tumores de ouro que os filisteus ofereceram ao Se­nhor, como oferta de reparação, eram: uma por Asdod, outra por Gaza, outra por Ascalon, outra por Gat e outra por Ecron. 18E os ratos de ouro que ofe­re­ceram foram tantos quantas as ci­da­des dos filisteus nas cinco provín­cias, desde as cida­des fortificadas até às aldeias sem muros. Disto é testemunha a grande pedra, sobre a qual colocaram a Arca do Senhor, no campo de Josué, de Bet-Chémes, onde pode ser vista ainda hoje.

19O Senhor castigou os habitan­tes de Bet-Chémes porque tinham olhado para a Arca; e feriu setenta ho­­mens. O povo chorou por causa de tão grande castigo com que o Se­nhor o tinha fe­rido. 20Os habitan­tes de Bet-Chémes disseram: «Quem poderá estar na pre­sença do Se­nhor, deste Deus santo? E para quem po­derá Ele ir, longe de nós?» 21Man­da­ram, pois, mensagei­ros aos habitan­tes de Quiriat-Iarim, dizendo: «Os filisteus devolveram a Arca do Se­nhor; vinde e levai-a outra vez para junto de vós.»



Capítulos

1 Sm 1 1 Sm 2 1 Sm 3 1 Sm 4 1 Sm 5 1 Sm 6 1 Sm 7 1 Sm 8 1 Sm 9 1 Sm 10 1 Sm 11 1 Sm 12 1 Sm 13 1 Sm 14 1 Sm 15 1 Sm 16 1 Sm 17 1 Sm 18 1 Sm 19 1 Sm 20 1 Sm 21 1 Sm 22 1 Sm 23 1 Sm 24 1 Sm 25 1 Sm 26 1 Sm 27 1 Sm 28 1 Sm 29 1 Sm 30 1 Sm 31