1 Sm 4

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

A Arca, morte de Eli e seus fi­lhos1A palavra de Samuel foi dirigida a todo o Is­rael. Israel saiu ao encontro dos fi­listeus para lhes dar combate. Acamparam junto de Ében--Ézer e os filisteus acam­param em Afec. 2Os filisteus puse­ram-se em linha de combate frente a Israel, e começou a batalha. Israel foi ven­cido pelos fi­listeus, que mata­ram em com­bate cerca de quatro mil homens. 3O povo voltou ao acam­pa­mento e os an­ciãos de Israel disse­ram: «Porque é que o Senhor nos derrotou hoje diante dos filisteus? Vamos a Silo e tome­mos a Arca da aliança do Senhor, para que Ele es­teja no meio de nós e nos livre da mão dos nossos inimi­gos.» 4O povo mandou, pois, buscar a Silo a Arca da aliança do Senhor do uni­verso, que se senta sobre querubins. Os dois filhos de Eli, Ofni e Fineias, acom­pa­nhavam a arca. 5Quando a Arca da aliança do Senhor chegou ao acam­pamento, todo o Israel lançou um gran­de clamor, que fez a terra tre­mer. 6Os filisteus, ouvindo-o, disse­ram: «Que significa este grande cla­mor no acampamento dos hebreus?» Sou­­be­ram que a Arca do Senhor ti­nha che­gado ao acampamento. 7Tive­­ram medo e disseram: «O Deus deles che­gou ao acampamento. Ai de nós! Até agora nunca se ouviu coisa seme­­lhante. 8Ai de nós! Quem nos sal­vará da mão desse Deus excelso? É aquele Deus que feriu os egípcios com toda a espécie de pragas no deserto. 9Coragem, ó filisteus! Por­tai-vos va­­­ro­­­­­nilmente, não suceda que sejais escravos dos hebreus como eles o são de vós. Esforçai-vos e combatei.»

10Começaram a luta; Israel foi der­­rotado e todos fugiram para as suas casas. O massacre foi tão gran­de que ficaram mortos trinta mil ho­mens de Israel. 11A Arca de Deus foi tomada, e os dois filhos de Eli, Hofni e Fi­neias, pereceram.

12Um homem da tribo de Ben­ja­mim escapou da batalha e fugiu nesse mesmo dia para Silo, com a roupa rasgada e a cabeça coberta de pó. 13Chegou quando Eli estava insta­lado no seu assento, à beira do caminho, com o coração em contínuo sobres­salto pela Arca de Deus. En­trando na cidade, o homem espa­lhou a notícia por toda a parte, e toda a gente se lan­­çou em grandes lamentações.

14Eli, ouvindo-o, perguntou: «Que la­men­tos são esses?» Nesse momento, o homem chegou junto de Eli e deu-lhe a notícia. 15Eli tinha noventa e oito anos; os seus olhos estavam ce­gos, de modo que não podia ver. 16O ho­mem disse-lhe: «Venho do campo de bata­lha, de onde escapei hoje mes­mo.» Eli disse-lhe: «Que aconteceu, meu filho?» 17Respondeu o mensa­geiro: «Is­rael fu­giu diante dos filis­teus e o exér­cito foi duramente dizi­mado. Teus dois filhos, Hofni e Fineias, mor­re­­ram, e a Arca de Deus caiu nas mãos do inimigo.» 18Quando o ho­mem men­­cio­nou a Arca de Deus, Eli caiu da ca­deira para trás, junto à porta, frac­tu­rou o crâ­nio e morreu, pois era um homem velho e pesado. Tinha sido juiz em Israel durante quarenta anos.

19Sua nora, mulher de Fineias, es­­tava grávida e prestes a dar à luz. Ao ouvir a notícia de que a Arca de Deus fora capturada e de que o sogro e o marido tinham morrido, foi subi­ta­mente acometida pelas dores de parto e deu à luz. 20E, estando a morrer, as mulheres que a cercavam disse­ram-lhe: «Anima-te, porque nasceu um menino.» Mas ela não respon­deu nem prestou aten­ção. 21Chamou ao menino Icabod, dizendo: «Acabou-se a glória de Is­rael.» Aludia, com isto, à captura da Arca de Deus, ao seu sogro e ao seu marido. 22«Sim, disse ela, acabou-se a glória de Israel, pois foi captu­rada a Arca de Deus.»



Capítulos

1 Sm 1 1 Sm 2 1 Sm 3 1 Sm 4 1 Sm 5 1 Sm 6 1 Sm 7 1 Sm 8 1 Sm 9 1 Sm 10 1 Sm 11 1 Sm 12 1 Sm 13 1 Sm 14 1 Sm 15 1 Sm 16 1 Sm 17 1 Sm 18 1 Sm 19 1 Sm 20 1 Sm 21 1 Sm 22 1 Sm 23 1 Sm 24 1 Sm 25 1 Sm 26 1 Sm 27 1 Sm 28 1 Sm 29 1 Sm 30 1 Sm 31