1 Sm 26

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

David respeita a vida de Saul (23,19-28; 24) – 1Vie­ram novamente os de Zif a Guibeá ter com Saul e disseram-lhe: «David está escondido na colina de Ha­qui­lá, frente ao deserto.» 2Saul desceu ao deserto de Zif com três mil homens, esco­lhi­dos entre todo o Israel, para ir em busca de David, pelo deserto de Zif. 3Saul acampou na colina de Haquilá, a oriente do deserto, à bei­ra do cami­nho. David estava no de­serto. E, sa­bendo que Saul o havia se­guido até ali, 4enviou espiões e teve a cer­teza de que ele tinha chegado. 5Le­van­tou-se então e foi ao lugar onde Saul es­tava acampado. David fixou o lugar onde estavam deitados Saul e Abner, filho de Ner, chefe do seu exército. Saul encontrava-se no cen­tro do seu acampamento, rodeado por todos os homens.

6David disse a Aimélec, o hitita, e a Abisai, filho de Seruia e irmão de Joab: «Quem quer vir comigo ao acampamento de Saul?» Respondeu Abisai: «Eu vou contigo.» 7David e Abisai penetraram, pois, durante a noite, no meio das tropas. Saul dor­mia no acampamento, tendo a lança cravada no chão, à cabeceira. Abner e seus homens dormiam à volta dele.

8Abisai disse a David: «Deus en­tre­­gou hoje nas tuas mãos o teu ini­migo; agora, pois, deixa-me que o cra­ve na terra com a lança, de um só golpe. Não falharei à pri­meira.» 9Res­pon­deu David: «Não o mates. Quem po­deria, sem pecado, estender a mão contra o ungido do Senhor?» 10E acres­centou: «Pelo Deus vivo! Há-de ser Ele quem o há-de matar, ou quan­do chegar o seu dia, ou quando mor­rer em combate. 11Deus me livre de levantar a minha mão contra o un­gido do Senhor! Agora, toma a lança que ele tem à cabeceira e a bilha de água, e vamo-nos.» 12David apanhou a lança e a bilha de água que esta­vam à cabeceira de Saul, e retira­ram-se. Nin­guém viu ou sentiu nem se moveu, pois todos dormiam um sono profundo, que o Senhor lhes tinha en­viado.

13David passou para o outro lado e parou ao longe, no cimo da colina, a grande distância. 14Então, bradou aos soldados de Saul e a Abner, filho de Ner: «Não respondes, Abner?» Res­pondendo, este disse: «Quem és tu que gritas assim ao rei?» 15David disse a Abner: «Afinal, não és tu um ho­mem importante? Quem é igual a ti em Israel? Então, porque não guar­daste o rei, teu senhor? Pois entrou um indivíduo para matar o rei, teu senhor! 16Não está bem o que tu fizeste. Por Deus! Mereces a morte, porque não velaste pelo teu amo, o ungido do Senhor! Vê onde estão a lança do rei e a bilha de água que ele tinha à cabeceira!» 17Saul conhe­ceu a voz de David e disse: «É a tua voz, ó meu filho David?» David res­pondeu: «Sim, ó rei, meu senhor.»

18E acrescentou: «Porque persegue o meu senhor o seu servo? Que fiz eu? Que delito cometi? 19Que o rei, meu senhor, se digne ouvir as pala­vras do seu servo: ‘Se é o Senhor que te incita contra mim, receba Ele o perfume da minha oferenda! Mas se são ho­mens, malditos sejam diante do Senhor, pois me desterram para eu não poder habitar na herança do Senhor!’ E dizem-me: ‘Vai servir os deuses estrangeiros!’ 20Agora, pois, não se derrame o meu sangue sobre a terra, longe da face do Senhor! O rei de Israel saiu como se fosse em busca de uma pulga, persegue-me como se persegue a perdiz pelos mon­tes!»

21Saul disse: «Fiz mal! Vai, meu filho David, não voltarei a fazer-te mal, pois neste dia consideraste pre­ciosa a minha vida. Procedi insen­sata­mente, cometi um grandíssimo pecado.» 22David respondeu: «Aqui está a lança do rei: manda um dos teus homens buscá-la! 23O Senhor recompensará cada um, segundo a sua fidelidade e justiça. Ele entregou-te hoje em meu poder, mas eu não quis estender a minha mão contra o seu ungido. 24E assim como a tua vida foi preciosa diante de mim, assim seja a minha aos olhos do Senhor. Ele me salvará de qualquer tribu­la­ção.» 25Saul disse a Da­vid: «Aben­çoado sejas tu, meu filho David, por­que triunfarás, sem dú­vida, em todas as tuas empresas.» David retomou o seu caminho e Saul voltou para a sua casa.



Capítulos

1 Sm 1 1 Sm 2 1 Sm 3 1 Sm 4 1 Sm 5 1 Sm 6 1 Sm 7 1 Sm 8 1 Sm 9 1 Sm 10 1 Sm 11 1 Sm 12 1 Sm 13 1 Sm 14 1 Sm 15 1 Sm 16 1 Sm 17 1 Sm 18 1 Sm 19 1 Sm 20 1 Sm 21 1 Sm 22 1 Sm 23 1 Sm 24 1 Sm 25 1 Sm 26 1 Sm 27 1 Sm 28 1 Sm 29 1 Sm 30 1 Sm 31