1 Sm 23

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

David liberta Queila1Avi­­­saram David, dizendo: «Os fi­lis­teus estão a atacar Queila e a pilhar as eiras.» 2David consultou o Senhor: «Poderei vencer os fi­lis­teus?» O Senhor respondeu: «Vai, pois tu derrotarás os filisteus e li­ber­tarás Queila.» 3Os homens de Da­­­vid, porém, disseram-lhe: «Mesmo aqui em Judá estamos cheios de me­do; quanto mais se formos a Queila con­tra as tropas dos filisteus!»

4Da­vid consultou novamente o Se­nhor, que lhe respondeu: «Vai, desce a Queila, porque entregarei os filis­teus nas tuas mãos.» 5David foi para Queila com os seus homens; atacou os filis­teus, tomou-lhes o gado e infli­giu-lhes pesada derrota; assim liber­tou os ha­bi­tantes de Queila. 6Ora quando Abiatar, filho de Ai­mé­­lec, se refu­giou junto de David em Queila, levava con­sigo a insígnia votiva.


Saul persegue David7Comuni­ca­­ram a Saul: «David refugiou-se em Queila.» Saul pensou: «Deus entre­gou-o nas minhas mãos, pois foi es­con­­­der-se numa cidade com portas e ferrolhos.» 8O rei convocou todo o povo às armas para descer a Queila e sitiar David com a sua tropa. 9Mas David, sabendo que era má a in­ten­ção de Saul, disse ao sa­cerdote Abia­­­­­tar: «Traz a insígnia vo­­tiva.» 10E acres­­centou: «Senhor, Deus de Israel, teu servo David soube que Saul quer entrar em Queila, para destruir a cidade por minha causa. 11Será que os habitantes de Queila, me entre­garão nas suas mãos? Saul virá, de facto, como o teu servo ou­viu dizer? Senhor, Deus de Israel, revela-o ao teu servo.» O Senhor respondeu: «Saul virá.» 12David acres­­centou: «Os habitantes de Queila vão entregar-me, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul?» O Senhor respon­deu: «Sim, vão entregar-te.»

13Então David partiu dali com a sua tropa, em número de uns seis­centos homens, e saíram de Queila, marchando ao acaso. Saul, infor­mado de que David abando­nara Queila, sus­pendeu a expedição. 14Da­vid perma­neceu no deserto, em lugares bem protegidos, e habitou no monte do deserto de Zif. Saul, entretanto, pro­curava-o sem cessar, mas Deus não o entregou nas suas mãos.


Visita de Jónatas15David, sa­bendo que Saul tinha saído para lhe tirar a vida, ficou em Horcha, no de­serto de Zif. 16Então, Jónatas, filho de Saul, levantou-se e foi ter com David a Horcha. E confortou-o em nome de Deus, dizendo-lhe: 17«Não temas, porque Saul, meu pai, não te poderá prender. Tu reinarás sobre Israel, e eu serei o segundo no teu rei­no; meu pai, Saul, bem o sabe.» 18Fi­zeram ambos uma aliança dian­­te do Senhor. David ficou em Hor­cha e Jónatas voltou para sua casa.

19Alguns de Zif foram ter com Saul a Guibeá e disseram-lhe: «Não está David escondido entre nós, na fortaleza de Horcha, sobre a colina de Haquilá, ao sul do deserto? 20Visto que o teu desejo é vir ao seu encon­tro, ó rei, vem e nós o entregaremos nas tuas mãos.» 21Respon­deu Saul: «Que o Senhor vos aben­çoe, porque vos compadecestes de mim. 22Ide, pois, informai-vos e vede por onde anda e quem o viu ali, pois disse­ram-me que é muito astuto. 23Explorai e descobri todos os seus esconderijos e trazei-me notícias segu­ras, a fim de eu ir convosco e, se ele está na re­gião, buscá-lo-ei por todas as famílias de Judá.» 24Eles despediram-se e parti­ram antes de Saul, para Zif.

Mas David e os seus ho­mens es­tavam já no deserto de Maon, na planície ao sul do deserto. 25Saul saiu com os seus homens à procura dele. David, infor­mado disso, dei­xou o ro­chedo e per­maneceu no deserto de Maon. Saul soube-o e perseguiu-o. 26Saul mar­chava por um flanco da montanha, e David, com os seus ho­mens, fugia a toda a pressa de Saul, pelo outro lado. No momento, porém, em que Saul e os seus homens iam lançar mão de David e dos seus, 27che­gou um mensageiro e disse ao rei: «Vem depressa, porque os filisteus invadi­ram o país.» 28Ao ouvir isto, Saul dei­xou de perseguir David e foi comba­ter os filisteus. Por isso, àquele lugar foi dado o nome de Rochedo da Sepa­­ração.



Capítulos

1 Sm 1 1 Sm 2 1 Sm 3 1 Sm 4 1 Sm 5 1 Sm 6 1 Sm 7 1 Sm 8 1 Sm 9 1 Sm 10 1 Sm 11 1 Sm 12 1 Sm 13 1 Sm 14 1 Sm 15 1 Sm 16 1 Sm 17 1 Sm 18 1 Sm 19 1 Sm 20 1 Sm 21 1 Sm 22 1 Sm 23 1 Sm 24 1 Sm 25 1 Sm 26 1 Sm 27 1 Sm 28 1 Sm 29 1 Sm 30 1 Sm 31