1 Sm 18

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Amizade entre David e Jó­na­tas (19-20) – 1Quando David acabou de falar com Saul, o coração de Jónatas ficou estreitamente unido ao de David, e Jónatas começou a amá-lo como a si mesmo. 2Desde aque­le dia, Saul recebeu-o em sua casa e não permitiu que vol­tasse para casa de seu pai.

3David e Jónatas estabeleceram um pacto, pois este amava David como a si mesmo. 4Por isso, Jónatas tirou o manto que levava vestido e deu-o a David, bem como a sua ar­ma­dura, a sua espada, o seu arco e o seu cinturão. 5De todas as mis­sões de que Saul o encarregava, David saía vitorioso. Colocou-o à frente dos seus guerreiros e ele ganhou a simpatia de todo o povo, particularmente dos servos de Saul.


Inimizade de Saul contra David6Ao regressar o exército, depois de David ter morto o filisteu, de todas as cidades de Israel as mu­lheres saí­ram ao encontro de Saul, cantando e dançando alegremente, ao som de tambores e címbalos. 7E, à medida que dançavam, cantavam em coro: «Saul matou mil, mas Da­vid matou dez mil.» 8Saul irritou-se em extremo e ficou sumamente desgostoso por isso. E disse: «Dão dez mil a David e a mim apenas mil! Só lhe falta a coroa!» 9A partir daquele dia, não voltou a olhar para David com bons olhos. 10No dia seguinte, apo­de­rou-se de Saul um espírito maligno en­viado por permissão de Deus, e teve um acesso de loucura em sua casa. Como noutras oca­siões, David pôs-se a tocar o seu instrumento. Saul, segurando uma lança na mão, 11ar­re­messou-a contra David, pen­sando: «Vou cravar David à parede!» Mas David desviou-se por duas vezes.

12Saul temia David, porque o Se­nhor estava com David e se tinha afas­tado dele pró­prio. 13Saul afas­tou-o, então, de si, estabelecendo-o chefe de mil homens. À frente de­les mar­chava David, 14sempre bem suce­dido em tudo o que fazia, por­que o Se­nhor estava com ele. 15Saul, vendo-o tão engenhoso, teve receio dele. 16Mas todos em Israel e Judá o ama­vam, porque David ia à frente deles em todas as expedições que se fa­ziam.


Casamento de David (2 Sm 3,13-16) – 17Saul disse a David: «Eis Merab, a minha filha mais velha, que eu te da­rei por mulher, contanto que se­jas valoroso e combatas nas guerras do Senhor.» Saul pensava: «Não é bom que por minha mão o mate, seja an­tes a mão dos filisteus a fazê-lo.» 18Da­vid respondeu a Saul: «Quem sou eu? E que é a minha li­nhagem, a família de meu pai em Israel, para que me torne genro do rei?» 19E tendo chegado o tempo em que Merab, fi­lha de Saul, devia ser dada a David, deram-na a Adriel, que era de Meolá.

20Mas Mical, outra filha de Saul, amava David. E contaram-no a Saul, que se alegrou com isso. 21«Vou dar-lhe Mical – pensava Saul – para que seja para ele uma armadilha e ele caia nas mãos dos filisteus.» Saul disse, pois, a David pela segunda vez: «Agora vais tornar-te meu genro.» 22E ordenou aos seus servos: «Dizei em se­gredo a David: Vê, o rei estima-te, e todos os seus servidores tam­bém.» 23Os servos de Saul repetiram essas palavras aos ouvidos de Da­vid, mas ele respondeu: «Parece-vos fácil ser genro do rei? Eu sou pobre e de condição humilde.» 24Os servos de Saul referiram-lhe as palavras de David. 25Respondeu Saul: «Assim direis a David: ‘O rei só pede como dote os prepúcios de cem filisteus incircuncisos, para se vingar dos seus inimigos.’» O seu desígnio era entre­gar David nas mãos dos filisteus.

26Os servos transmitiram a David esta mensagem. E esta pareceu a David uma exigência razoável para tornar-se genro do rei. Antes que expirasse o prazo fixado, 27Da­vid partiu com os seus homens e ma­tou duzentos filisteus, entre­gando ao rei aquele número de prepúcios, a fim de se tornar seu genro. Saul deu-lhe por mulher sua filha Mical.

28Saul compreendeu, então, que o Senhor estava com David. A sua fi­lha Mical amava-o. 29O temor de Saul perante David aumentou. E de­­tes­tou David durante todo o resto da sua vida. 30Cada vez que os prín­ci­pes dos filisteus saíam para a guer­ra, David era melhor sucedido do que to­dos os homens de Saul, o que tor­nou cada vez mais célebre o seu nome.



Capítulos

1 Sm 1 1 Sm 2 1 Sm 3 1 Sm 4 1 Sm 5 1 Sm 6 1 Sm 7 1 Sm 8 1 Sm 9 1 Sm 10 1 Sm 11 1 Sm 12 1 Sm 13 1 Sm 14 1 Sm 15 1 Sm 16 1 Sm 17 1 Sm 18 1 Sm 19 1 Sm 20 1 Sm 21 1 Sm 22 1 Sm 23 1 Sm 24 1 Sm 25 1 Sm 26 1 Sm 27 1 Sm 28 1 Sm 29 1 Sm 30 1 Sm 31