1 Sm 12

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Testamento de Samuel (Dt 28, 1-68; Js 23,1-16; 1 Rs 2,1-9) – 1Sa­muel disse a todo o povo de Israel: «Como vistes, escutei-vos em tudo o que me pedistes e dei-vos um rei. 2Aí tendes o rei que vos há-de guiar. Eu estou velho e de cabelos brancos, e os meus filhos estão no meio de vós; guiei-vos desde a minha juventude até este dia. 3Ago­­­ra, aqui me ten­des! Podeis acusar-me na presença do Senhor e do seu ungido; acaso tomei o boi ou o jumento de alguém? Oprimi ou prejudiquei alguém? Re­cebi dádivas de alguém para fechar os olhos à sua conduta? Tudo vos res­tituirei.» 4Eles disseram: «Não nos prejudicaste, nem nos oprimiste, nem rece­beste nada da mão de nin­guém.»

5Samuel replicou: «O Senhor é hoje testemunha contra vós, e o seu un­gido é também testemunha de que vós não encontrastes em mim nada de censurável.» Responderam eles: «Ele é testemunha.» 6E Samuel con­ti­nuou: «É, pois, testemunha o Se­nhor, que escolheu Moisés e a Aarão e ti­rou os nossos pais do Egip­to! 7Apre­sentai-vos. Vou chamar-vos a juízo diante do Senhor, a respeito de todos os benefícios que Ele concedeu a vós e a vossos pais. 8Quan­do Jacob en­trou no Egipto e os vossos pais invo­ca­ram o Senhor, Ele enviou Moisés e Aarão para os fazer sair do Egipto e instalá-los nesta terra. 9Mas eles esqueceram-se do Senhor, seu Deus, e Ele entregou-os ao poder de Sí­sera, chefe do exér­cito de Haçor, ao poder dos filisteus e ao poder do rei de Moab, os quais combateram con­tra eles. 10Depois cla­maram ao Se­nhor, dizendo: ‘Pecá­mos porque aban­donámos o Senhor e servimos os ídolos de Baal e de Astarté; agora, livra-nos das mãos dos nossos ini­mi­gos e nós te serviremos.’ 11Com efeito, o Senhor enviou Jerubaal, Be­dan, Jefté e Samuel para vos salvar do poder dos inimigos que vos cerca­vam, e vivestes em segurança. 12Mas quando vistes Naás, rei dos amoni­tas, marchar con­tra vós, dissestes-me: ‘Não! Um rei nos há-de governar!’ E, todavia, o Senhor, nosso Deus, é que é o vosso rei! 13Aqui tendes, pois, o rei que escolhestes e pedistes; o Se­nhor estabeleceu-o sobre vós. 14Se temer­des o Senhor, servindo-o, obe­de­cendo à sua voz e não vos rebe­lando contra a sua vontade, tanto vós como o rei que vos governa vivereis na pre­sença do Senhor, vosso Deus! 15Mas, se não ouvirdes a voz do Senhor e vos revoltardes contra as suas ordens, a mão do Senhor pesará sobre vós, como fez com os vossos pais. 16Agora ficai aqui um pouco e vereis o pro­dí­gio que o Senhor vai realizar diante dos vossos olhos. 17Não é agora o tem­po da ceifa dos trigais? Vou invo­car o Senhor e Ele enviará trovões e chuvas, a fim de que compreen­dais o mal que fizestes aos seus olhos, pe­dindo um rei.»

18Samuel clamou ao Senhor e o Senhor mandou, na­quele mesmo dia, trovões e chuva. Todo o povo sentiu grande temor perante o Senhor e pe­rante Samuel. 19Disse­ram todos a Samuel: «Roga pelos teus servos ao Senhor, teu Deus, para que não mor­ramos, por­que a todos os nossos peca­dos acres­centámos a maldade de pe­dir um rei.» 20Samuel respondeu ao povo: «Não temais. É certo que pro­cedes­tes mal; mas não vos afasteis do Senhor, servi antes o Senhor de todo o vosso coração; 21nem vos lanceis atrás de ídolos vãos, que não vos sal­vam nem socorrem, pois não são nada. 22O Se­nhor, por amor do seu grande nome, não vos abandonará, pois quis fazer de vós o seu povo. 23Por minha parte, longe de mim pecar contra o Se­nhor, deixando de interceder por vós. Eu vos mostrarei sempre o caminho bom e recto. 24Só ao Senhor teme­reis e servireis com fidelidade e com todo o vosso cora­ção, pois vistes as mara­vilhas que Ele fez convosco. 25Se, porém, vos obstinardes no mal, pere­cereis, vós e o vosso rei.»



Capítulos

1 Sm 1 1 Sm 2 1 Sm 3 1 Sm 4 1 Sm 5 1 Sm 6 1 Sm 7 1 Sm 8 1 Sm 9 1 Sm 10 1 Sm 11 1 Sm 12 1 Sm 13 1 Sm 14 1 Sm 15 1 Sm 16 1 Sm 17 1 Sm 18 1 Sm 19 1 Sm 20 1 Sm 21 1 Sm 22 1 Sm 23 1 Sm 24 1 Sm 25 1 Sm 26 1 Sm 27 1 Sm 28 1 Sm 29 1 Sm 30 1 Sm 31