1 Sm 10

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Unção de Saul (9,16-17; 13, 8-15) 1Samuel tomou então um frasco de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e beijou-o, dizendo: «O Senhor ungiu-te príncipe sobre a sua herança. 2Quando hoje te afastares de mim, encontrarás dois homens junto do túmulo de Raquel, na fronteira de Benjamim, em Sel­ça, que te dirão: ‘As jumentas que foste procurar foram encontradas; o teu pai já se não inquieta por elas, mas está em cuidados por vossa causa e aflige-se, perguntando o que vos po­derá ter acontecido.’ 3Segui­rás o teu caminho até ao Carvalho do Ta­bor; aí encontrarás três ho­mens que sobem para adorar a Deus em Betel, levando um, três cabritos, outro, três pães e o terceiro, um odre de vinho. 4Depois de te saudarem, dar-te-ão dois pães, que tu recebe­rás das mãos de­les.

5Che­­garás de­pois a Guibeá-Eloim, onde se encon­tra a guarda dos filis­teus; à entrada da cidade encontra­rás um grupo de profetas que des­cem do lugar alto, precedidos de saltério, de tambor, de flauta e de cítara, em transe pro­fético. 6O espírito do Se­nhor virá então sobre ti, profeti­za­rás com eles e tornar-te-ás outro homem. 7Quando vires cumpridos todos estes sinais, faz o que te ocorrer, porque Deus está contigo. 8Descerás antes de mim a Guilgal, onde irei ter con­tigo para oferecer holocaustos e sacri­fícios de comunhão. Esperarás sete dias até que eu chegue; então te direi o que deves fazer.»

9Logo que Saul voltou as costas e se separou de Samuel, Deus trans­formou-lhe o coração. Todos estes sinais se cumpriram no mesmo dia. 10Chegando a Guibeá, veio ao seu en­con­tro um coro de profetas; o espí­rito do Senhor apoderou-se de Saul e ele pôs-se a profetizar no meio deles. 11Todos os que antes o tinham conhe­cido, vendo-o profetizar com os pro­fetas, perguntavam uns aos outros: «Que aconteceu ao filho de Quis? Porventura também Saul está entre os profetas?» 12Entre a multidão, alguém perguntou: «E quem é o pai dos outros profetas?» Daí o provér­bio: «Também Saul está entre os profe­tas?» 13Saul acabou de profetizar e foi para o lugar alto.

14Seu tio disse-lhe, a ele e ao criado: «Onde fostes?» Saul respon­deu: «À procura das ju­mentas, mas não as en­contrámos e, por isso, fomos ter com Samuel.» 15Disse-lhe o tio: «Conta-me o que te disse Samuel.» 16Saul respondeu-lhe: «Declarou-nos que as jumentas já tinham aparecido»; mas nada lhe reve­lou do que tinha dito Samuel acerca do reino.


Saul eleito rei (8,11-21; Dt 17,14-20) – 17Samuel convocou o povo diante do Senhor, em Mispá. 18E disse aos filhos de Israel: «Assim fala o Se­nhor, Deus de Israel: ‘Eu vos fiz subir do Egipto, livrei-vos das mãos dos egípcios e das mãos de todos os reis que vos oprimiam. 19Vós, porém, re­jei­tastes o vosso Deus, que vos sal­vou de todos os males e tribulações, e dissestes: ‘Estabelecei sobre nós um rei.’ Pois bem, colocai-vos diante do Senhor, por ordem de tribos e de clãs.» 20Samuel mandou que se apro­ximassem todas as tribos de Israel e a sorte coube à tribo de Benjamim. 21Mandou vir a tribo de Benjamim por famílias e coube a sorte à família de Matri. E, finalmente, a escolha caiu sobre Saul, filho de Quis. Procura­ram-no, mas não o encontraram.

22Con­sultaram, pois, o Senhor: «O homem veio para cá?» O Senhor res­pondeu: «Ele escondeu-se no meio das baga­gens.» 23Foram buscá-lo e puseram-no no meio da multidão; dos ombros para cima, ele era mais alto que todos os outros. 24Samuel disse ao povo: «Ve­des aquele a quem o Se­nhor esco­­lheu? Não há em todo o povo quem se lhe assemelhe.» E to­dos o acla­ma­ram, dizendo: «Viva o rei!» 25A se­guir, Samuel expôs ao povo a lei da monarquia e escreveu-a num livro que depositou diante do Se­nhor; de­pois, despediu todo o povo, cada um para sua casa. 26Saul voltou tam­bém para sua casa, em Guibeá, acom­pa­nhado de homens do exército, cujos corações tinham sido tocados por Deus. 27Mas os fi­lhos de Belial disse­­ram: «Porven­tura po­derá este salvar-nos?» Por isso despreza­ram-no e não lhe levaram presentes. Mas ele ficou indiferente.



Capítulos

1 Sm 1 1 Sm 2 1 Sm 3 1 Sm 4 1 Sm 5 1 Sm 6 1 Sm 7 1 Sm 8 1 Sm 9 1 Sm 10 1 Sm 11 1 Sm 12 1 Sm 13 1 Sm 14 1 Sm 15 1 Sm 16 1 Sm 17 1 Sm 18 1 Sm 19 1 Sm 20 1 Sm 21 1 Sm 22 1 Sm 23 1 Sm 24 1 Sm 25 1 Sm 26 1 Sm 27 1 Sm 28 1 Sm 29 1 Sm 30 1 Sm 31