1 Rs 9

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Nova aparição de Deus a Sa­lo­mão (3,5-15; 2 Cr 7,12-22) – 1Quando Salomão acabou de cons­truir o templo do Senhor, o palácio real e tudo quanto lhe aprouve, 2o Senhor apa­receu-lhe uma segunda vez, como lhe tinha aparecido em Guibeon. 3O Se­nhor disse-lhe:

«Ouvi a tua oração e a súplica que me dirigiste;

esta casa que tu me construíste,

Eu a consagrei a fim de nela co­lo­car o meu nome para sem­pre;

os meus olhos e o meu coração aí ficarão eternamente.

4Quanto a ti, se andares na mi­nha presença,

como David, teu pai,

de coração ínte­gro e sincero,

praticando tudo quanto te ordenei,

observando os meus man­damentos e as minhas leis,

5mante­rei para sempre o teu trono real sobre Israel,

como prometi a David, teu pai,

dizendo:

‘Haverá sempre um descendente teu no trono de Israel.’

6Se, porém, vós e os vossos filhos

aca­bardes por vos afastar de mim,

se não guardardes os meus man­da­mentos e as minhas leis,

que Eu estabeleci diante de vós,

se fordes servir outros deuses,

do­brando o joe­lho diante deles,

7então Eu exter­minarei Israel da face da terra que lhe dei,

lançarei para longe de mim

o templo que consagrei ao meu nome,

e Israel se transformará em sar­casmo e zombaria

para todos os povos.

8Este templo que é tão gran­dioso,

quem passar perto dele há-de fi­car estupefacto, exclamando:

‘Por que razão terá o Senhor tra­tado assim esta terra e este tem­plo?’

9E lhes hão-de responder:

‘Foi porque abandonaram o Se­nhor, seu Deus,

que fez sair seus pais do Egipto;

por­que seguiram outros deuses,

do­brando o joelho diante deles e os adoraram.

Por isso é que o Senhor lhes man­dou toda essa desgraça.’»


Outras actividades de Salomão (2 Cr 8,1-16) – 10Passados, pois, os vinte anos durante os quais Salo­mão cons­truiu as duas casas, o tem­plo do Se­nhor e o palácio do rei –11Hi­ram, rei de Tiro, fornecera-lhe as madei­ras de cedro e de cipreste, e ouro quanto ele quis – então o rei Salomão deu a Hiram vinte cidades na terra da Gali­leia. 12Hiram saiu de Tiro para ver as cidades que Salo­mão lhe tinha dado; mas não lhe agradaram. 13E disse: «Que cidades me tinhas tu de dar, meu irmão!» E chamou-lhes terra de Cabul, nome que lhes ficou até ao dia de hoje. 14Hiram enviou ao rei cento e vinte talentos de ouro.

15É esta a relação dos trabalhos que o rei Salomão levou a efeito para a construção do templo do Senhor, do seu palácio, de Milo, da muralha de Jerusalém, de Haçor, de Meguido e de Guézer.

16O faraó, rei do Egipto, pusera-se em marcha e conquistou Guézer, que incendiou; depois de ter morto os ca­naneus que nela viviam, deu-a em dote à filha, esposa de Salomão; 17Sa­lo­mão reconstruiu Guézer, Bet-Horon de Baixo, 18Baalat, Tamar, na região do deserto, 19bem como todas as cida­des da circunscrição, que lhe per­ten­ciam, cidades para os carros, para a ca­valaria, numa palavra, tudo o que lhe aprouve edificar em Jerusalém, no Lí­­bano e em todas as terras do seu do­mínio. 20Restava ape­nas um con­junto de povos amor­reus, heteus, peri­zeus, heveus e jebuseus, que não faziam parte dos filhos de Israel. 21Os seus filhos, que ficaram no país de­pois de­les e que os filhos de Israel não tinham con­­seguido votar à des­truição, a esses recrutou-os Salo­mão para trabalhos pe­sados, como estão ain­da hoje. 22Dos filhos de Israel, Salomão não desti­nou nenhum à es­cravatura, pois eram ho­mens de guerra, seus chefes, seus es­cudei­ros, comandan­tes dos seus car­­ros e da sua cava­la­ria. 23Havia qui­nhen­tos e cinquenta inspectores dos trabalhos de Salo­mão, cujo en­cargo era vigiar os ope­rá­rios.

24A filha do Faraó saiu da cidade de David e veio para a casa que lhe tinha construído Salomão; foi só então que ele edificou Milo. 25Três vezes por ano, Salomão oferecia ho­locaustos e sacrifícios de comunhão sobre o altar que tinha construído ao Senhor, e queimava incenso sobre o altar que estava diante do Senhor. Concluiu deste modo o tem­plo. 26Sa­lo­mão construiu uma frota em Ecion-Guéber, que fica junto de Elat, na margem do Mar dos Juncos, no país de Edom. 27Hiram mandou os seus servos nesta frota, mari­nhei­ros peri­tos em náutica, com os homens de Salomão. 28Chegaram a Ofir, donde trouxeram quatrocentos e vinte ta­lentos de ouro, que leva­ram ao rei Salomão.



Capítulos

1 Rs 1 1 Rs 2 1 Rs 3 1 Rs 4 1 Rs 5 1 Rs 6 1 Rs 7 1 Rs 8 1 Rs 9 1 Rs 10 1 Rs 11 1 Rs 12 1 Rs 13 1 Rs 14 1 Rs 15 1 Rs 16 1 Rs 17 1 Rs 18 1 Rs 19 1 Rs 20 1 Rs 21 1 Rs 22