1 Rs 15

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Abiam, rei de Judá (915-913) (2 Cr 13,1-23) – 1No décimo oitavo ano do reinado de Jeroboão, filho de Nabat, Abiam tornou-se rei de Judá. 2Reinou durante três anos sobre Je­rusalém. Sua mãe chamava-se Maaca, filha de Absalão. 3Come­teu todos os pecados que seu pai tinha cometido antes dele; o seu coração não foi in­tegralmente fiel ao Senhor, seu Deus, como fora o de seu pai David.

4Foi por causa de seu pai David que o Se­nhor Deus lhe concedeu uma lâm­pada em Jerusalém, suscitando-lhe um filho para conservar Jeru­sa­lém. 5Isso foi porque David sempre tinha feito o que é recto aos olhos do Se­nhor, sem nunca se afastar em nada daquilo que Ele lhe tinha orde­nado todos os dias da sua vida, salvo no caso de Urias, o hitita. 6Houve guer­ra contínua entre Roboão e Jero­boão, todos os dias da sua vida. 7O resto da história de Abiam e tudo o que ele fez, tudo isso está escrito nos livros dos Anais dos Reis de Judá. Houve guerra continuamente entre Abiam e Jeroboão. 8Depois, Abiam morreu, juntando-se a seu pai, e foi sepul­tado na cidade de David. Su­ce­deu-lhe no trono seu filho Asa.


Asa, rei de Judá (912-871) (2 Cr 14,1-16,14) – 9No vigésimo ano do rei­nado de Jeroboão, rei de Israel, Asa tornou-se rei de Judá; 10reinou qua­renta e um anos em Jerusalém; sua mãe chamava-se Maaca, filha de Absa­­­lão. 11Asa fez o que é recto aos olhos do Senhor, como seu pai Da­vid. 12Expulsou do país a prosti­tui­ção sagrada e suprimiu todos os ídolos que seus pais tinham feito. 13Che­gou mesmo a privar sua mãe Maaca da função de rainha-mãe, por ter levantado um ídolo de Ache­ra; Asa arrancou esse ídolo infame e quei­mou-o no vale de Cédron. 14Mas os lugares altos não desapareceram.

Mesmo assim, o coração de Asa man­­teve-se íntegro diante do Se­nhor du­rante toda a sua vida. 15Le­vou para o templo do Senhor todos os objec­tos sagrados oferecidos por seu pai e por ele mesmo, a prata, o ouro e os utensílios.


Guerra contra o rei de Israel (2 Cr 16,1-10) – 16Entre Asa e Basa, rei de Israel, houve guerra durante toda a sua vida. 17Basa, rei de Israel, su­biu contra Judá e fortificou Ramá, para impe­dir todas as suas comuni­cações com Asa, rei de Judá. 18Asa tomou toda a prata e ouro que res­ta­vam nas reser­vas do templo do Se­nhor e do palá­cio real e depositou-os nas mãos dos seus servos e enviou-os a Ben-Hadad, filho de Tabrimon, fi­lho de Hezion, rei da Síria, que mo­rava em Damasco, para lhe dizer: 19«Há uma aliança entre mim e ti; entre o meu pai e o teu pai. Envio-te estes presentes de prata e de ouro; peço-te que rompas a tua aliança com Basa, rei de Is­rael, para que ele se afaste de mim.» 20Ben-Hadad ouviu o pedido do rei Asa; mandou os seus generais con­tra as cidades de Israel e devastou Ion, Dan, Abel-Bet-Maacá, toda a re­gião de Quinerot e ainda a terra de Neftali. 21Ao saber disso, Basa abandonou a fortificação de Ramá e ficou em Tirça. 22Então o rei Asa convocou toda a tribo de Judá, sem excepção, para recolher as pe­dras e as madeiras de Ramá que Basa fortificara e com elas fortificou Gueba de Benjamim e Mispá.

23O resto da história de Asa e tudo o que fez, as suas proezas e as cidades que cons­truiu, tudo está es­crito no Livro dos Anais dos Reis de Judá. Com a velhice adoeceu dos pés. 24Depois, Asa mor­reu, juntando-se a seus pais e foi sepultado com eles na cidade de seu pai David. Sucedeu-lhe no trono seu filho Josafat.


Nadab, rei de Israel (911-910) – 25Nadab, filho de Jeroboão tornou-se rei de Israel, no segundo ano de Asa, rei de Judá; reinou durante dois anos em Israel. 26Fez o mal aos olhos do Senhor; andou pelo caminho de seu pai, imitando os pecados com que ele fizera pecar Israel. 27Basa, filho de Aías, da casa de Issacar, conspi­rou contra ele e assassinou-o em frente a Guibeton dos filisteus, na altura em que Nadab e todo o Israel cer­cava essa cidade. 28Basa matou Nadab, no terceiro ano de Asa, rei de Judá, e sucedeu-lhe no trono. 29Logo que subiu ao trono, matou toda a famí­lia de Jeroboão, sem lhe deixar viva pessoa alguma; exterminou-os total­mente, conforme a palavra que o Se­nhor tinha proferido por intermédio do seu servo Aías de Silo, 30por causa dos pecados que Jeroboão cometera e fizera cometer a Israel, provo­cando assim a cólera do Senhor, Deus de Israel. 31O resto da história de Nadab bem como as suas acções, está tudo escrito no Livro dos Anais dos Reis de Israel. 32Houve guerra entre Asa e Basa, rei de Israel, durante toda a sua vida.


Basa, rei de Israel (910-887) – 33No terceiro ano de Asa, rei de Judá, Basa, filho de Aías, tornou-se rei em Is­rael. Reinou em Tirça durante vinte e quatro anos. 34Fez o mal diante do Senhor, seguindo as pegadas de Jero­boão e imitando os seus pecados, com os quais fizera pecar Israel.



Capítulos

1 Rs 1 1 Rs 2 1 Rs 3 1 Rs 4 1 Rs 5 1 Rs 6 1 Rs 7 1 Rs 8 1 Rs 9 1 Rs 10 1 Rs 11 1 Rs 12 1 Rs 13 1 Rs 14 1 Rs 15 1 Rs 16 1 Rs 17 1 Rs 18 1 Rs 19 1 Rs 20 1 Rs 21 1 Rs 22