1 Rs 1

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa
I. Fim do reinado de David. Reino de Salomão (1,1-11,43)


Abisag, a chunamita1O rei David estava velho e avançado em idade; por mais que o cobrissem de roupas não se aquecia. 2Então os seus criados disseram-lhe: «Procure-se para o senhor meu rei uma jovem virgem; ela ficará ao serviço do rei e será para ele uma companheira; dor­­mirá no seu seio e o senhor meu rei aquecerá!» 3Procuraram, então, uma jovem bela por toda a terra de Israel e encontraram Abisag, a chu­namita; e levaram-na à presença do rei. 4Era uma jovem muito bela; foi para o rei uma companheira e ficou ao seu ser­viço. O rei, porém, não a conheceu.


Pretensões de Adonias ao trono 5Adonias, filho de Haguite, ambi­cio­­nando o trono, dizia: «Eu é que vou ser o rei.» Procurou um carro e ca­valos, bem como cinquenta homens para correrem à frente dele. 6Nunca o seu pai durante a vida o tinha re­preendido dizendo: «Por que motivo procedeste assim?» Ele era, de facto, muito belo, e sua mãe deu-o à luz a seguir a Absalão. 7Conspirou com Joab, filho de Seruia, e com o sacer­dote Abiatar e eles fizeram-se adep­tos de Adonias. 8Mas nem o sacer­dote Sadoc nem Benaías, o filho de Joiadá, nem o profeta Natan nem Chimei nem Reí nem os homens da escolta de David estavam com Ado­nias. 9Adonias ofereceu em sacrifí­cio ovelhas, bois e bezerros dos mais gordos, junto à pedra de Zoélet, que fica em En-Roguel, e convidou todos os seus irmãos, os filhos do rei e todos os homens de Judá, que eram servos do rei. 10Não convidou, porém, o profeta Natan nem Benaías nem os homens da escolta nem mesmo Salomão seu irmão.


Reacção do partido de Salomão 11Disse, então, Natan a Betsabé, mãe de Salomão: «Não ouviste dizer que Adonias, filho de Haguite, se tor­nou rei sem que o soubesse o nosso se­nhor David? 12Agora vai; vou dar-te um conselho: salva a tua vida e a vida do teu filho Salomão. 13Vai, entra em casa do rei David e diz-lhe: “Foste tu, ó rei, meu senhor, quem fez o seguinte juramento à tua escrava: ‘Teu filho Salomão é que reinará de­pois de mim e é ele que há-de sentar-se no meu trono.’ Como é então que Adonias já é rei?” 14E então, estando tu ainda aí a falar com o rei, virei eu atrás de ti e confirmarei as tuas pala­vras.» 15Veio, então, Betsabé e entrou no quarto pri­vado do rei; este era velho, e Abisag, a chunamita, servia-o. 16Betsabé in­cli­nou-se, prostrando-se diante do rei. Disse-lhe então o rei: «Que que­res tu?» 17Ela respon­deu: «Meu senhor, tu juraste pelo Senhor teu Deus, à tua serva: ‘Salomão, teu filho, reinará depois de mim; é ele quem se há-de sentar no meu trono.’ 18Agora, porém, eis que Adonias já se proclamou rei; apesar de tudo, ó meu senhor, tu nem te apercebes de nada! 19Ele ofereceu em sacrifício bois, bezerros gordos e muitas ovelhas; con­vidou todos os filhos do rei, o sacer­dote Abiatar e o general do exército, Joab; mas a Salomão, teu servo, não o convidou. 20Quanto a ti, ó rei, meu senhor, os olhares de todo o Israel estão postos em ti, à espera que lhes anuncies quem é que se sentará no trono do rei, meu senhor, como seu sucessor. 21De contrário, quando o rei, meu senhor, adormecer com seus pais, eu e o meu filho Salomão sere­mos trata­dos como malvados.»

22E eis que, estando ela ainda a fa­lar com o rei, chegou o profeta Na­tan. 23Anuncia­ram ao rei, dizendo: «Eis aí o pro­feta Natan.» Ele foi à pre­sença do rei e prostrou-se diante dele de rosto por terra. 24Disse Na­tan: «Ó rei, meu senhor, acaso tu disseste: ‘Ado­nias reinará depois de mim e será ele a sentar-se no meu trono?’ 25É que ele hoje desceu e ofereceu em sacri­fício bois, bezerros gordos e grande quantidade de ovelhas; con­vidou todos os filhos do rei, o chefe do exército e o sacerdote Abiatar; ei-los a comer e a beber com ele, di­zendo: ‘Viva o rei Adonias!’ 26 Mas não me convidou a mim, que sou teu servo, nem ao sacer­dote Sadoc nem a Benaías, filho de Joiadá, nem mesmo ao teu servo Salo­mão. 27Será que estas coisas acon­tece­ram à mar­gem do rei, meu senhor?! Tu ainda não comunicaste ao teu servo quem é que irá sentar-se no trono do rei, meu senhor, depois dele!» 28Então o rei David respondeu: «Cha­mem-me Betsabé!» Ela veio à pre­sença do rei e ficou diante dele. 29O rei fez-lhe o seguinte juramento: «Pela vida do Senhor, que livrou a minha alma de todas as angústias! 30Con­forme te jurei pelo Senhor, Deus de Israel quando disse: ‘O teu filho Salo­mão reinará depois de mim, ele se sen­tará no meu trono como meu su­ces­sor’, assim se fará hoje mesmo.» 31En­tão Betsabé inclinou-se por terra, prostrou-se diante do rei e disse: «Viva para sempre o rei Da­vid, meu senhor!» 32O rei David disse: «Cha­mem-me o sacerdote Sadoc, o pro­feta Natan, Be­naías, filho de Joia­dá»; eles vieram, então, à presença do rei. 33Disse-lhes o rei: «Tomai convosco os servos do vosso senhor; fazei mon­­tar o meu fi­lho Salomão na minha própria mula e fazei-o descer em Guion. 34Ali será ungido pelo sacer­dote Sadoc e pelo profeta Natan como rei de Israel; vós tocareis a trombeta e exclama­reis: ‘Viva o rei Salomão.’ 35Vós subireis após ele; ele virá sentar-se no meu trono e rei­nará depois de mim; é a ele que eu esta­beleço para ser chefe so­bre Israel e Judá.» 36Benaías, filho de Joiadá, respondeu ao rei, dizendo: «Ámen, assim falou o Senhor, Deus do rei, meu senhor. 37Como o Senhor es­teve com o rei meu senhor, assim esteja com Salomão; Ele tornará o seu trono ainda mais grandioso do que o do rei David, meu senhor.»


Unção real de Salomão (1 Cr 29,21-25) 38Saíram, pois, o sacerdote Sa­doc, o pro­feta Natan, Benaías, fi­lho de Joia­dá, os cretenses e os pele­teus; mon­ta­ram Salomão na mula do rei David e conduziram-no a Guion. 39O sacer­dote Sadoc levou do santuário o chi­fre do óleo e ungiu Salomão; toca­ram a trombeta; todo o povo excla­mou: «Viva o rei Salo­mão!» 40 Todo o povo subia após ele; o povo tocava flauta e exultava de efusiva ale­gria; a terra vibrava com as suas aclama­ções.


Fracasso do ardil de Adonias41Ado­nias e todos os convidados que estavam com ele ouviram estes cla­mores, quando estavam a acabar de comer. Joab ouviu também o som da trombeta e disse: «Por que mo­tivo todo este alarido na cidade?» 42Ainda ele falava quando apareceu Jónatas, filho do sacerdote Abiatar. Adonias disse-lhe então: «Entra, pois tu és um ho­mem forte, e trazes certamente uma boa mensagem!» 43Jónatas, res­pon­dendo, disse a Adonias: «Pelo con­trá­­rio! O rei David, nosso senhor, fez rei Salomão! 44O rei enviou com ele o sacerdote Sadoc, o profeta Na­tan, Benaías, filho de Joiadá, os cre­ten­ses e os peleteus. Eles monta­ram-no na mula do rei. 45O sacer­dote Sadoc e o profeta Natan ungi­ram-no rei em Guion e regressaram dali radiantes de alegria; a cidade está em alvo­roço. É esta a gritaria que ouvistes. 46 Sa­lomão já está sentado no trono real! 47E mais ainda: os servos do rei já vie­ram felicitar o rei David, nosso se­nhor, dizendo: ‘Que o teu Deus tor­ne o nome de Salomão ainda mais céle­bre do que o teu e engran­deça o seu reinado mais do que o teu.’ Então o rei prostrou-se no leito. 48Ele até disse assim: ‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que hoje pôs um su­cessor no meu trono; eu o vi com os meus próprios olhos!’»

49Todos os con­vida­dos de Adonias ficaram a tremer, levantaram-se e fo­ram cada um para seu lado. 50Ado­nias, esse, temia a pre­sença de Salo­mão; ergueu-se e foi agarrar-se às hastes do altar! 51Comunicaram, en­tão, a Salomão, dizendo: «Eis que Ado­nias, temendo o rei Salomão, está agarrado às hastes do altar, dizendo: ‘Que hoje mesmo o rei Salomão me jure que não vai matar à espada o seu servo!’»52Salo­mão, então, disse: «Se ele se com­por­tar como um va­lente, nem um só dos seus cabelos cairá por terra; mas se nele se en­contrar al­gum mal, então morrerá mesmo!» 53En­tão o rei Salo­mão mandou que o desa­mar­rassem do altar; ele veio, pros­trou-se pe­rante o rei Salomão; o rei disse-lhe: «Volta para tua casa!»



Capítulos

1 Rs 1 1 Rs 2 1 Rs 3 1 Rs 4 1 Rs 5 1 Rs 6 1 Rs 7 1 Rs 8 1 Rs 9 1 Rs 10 1 Rs 11 1 Rs 12 1 Rs 13 1 Rs 14 1 Rs 15 1 Rs 16 1 Rs 17 1 Rs 18 1 Rs 19 1 Rs 20 1 Rs 21 1 Rs 22