1 Cr 28

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

A grande assembleia. Tes­ta­mento de David (22,6-19; 1 Rs 8,16-21; 2 Cr 6,7-11) – 1David reuniu em Jerusalém todos os chefes de Israel: os chefes de tribos, os chefes de divisões ao serviço do rei, os che­fes de milhares e os chefes de cen­tenas, os intendentes de todos os bens e dos rebanhos do rei e dos seus fi­lhos, assim como os corte­sãos, os heróis e todos os soldados va­lentes. 2O rei David, de pé, disse-lhes:

«Escutai-me, meus irmãos e meu povo: Eu tinha intenção de cons­truir uma casa para a Arca da aliança do Senhor e para estrado dos pés do nosso Deus, e fiz os preparativos para esta construção. 3Mas Deus disse-me: ‘Não edificarás uma casa ao meu nome, porque és guerreiro e derra­maste sangue.’ 4O Senhor, Deus de Israel, escolheu-me do meio de toda a minha família para ser rei de Is­rael para sempre. Pois Ele escolheu Judá como chefe e, na casa de Judá, a família de meu pai e, entre os fi­lhos de meu pai, escolheu-me a mim para reinar so­bre todo o Israel. 5De entre todos os meus filhos – pois o Senhor deu-me muitos – escolheu o meu filho Salo­mão, para se sentar sobre o trono da realeza do Senhor e reinar sobre Israel. 6Ele disse-me: ‘É teu filho Salomão quem cons­truirá a minha casa e os meus átrios, por­que Eu escolhi-o por filho e serei para ele um pai. 7Firmarei para sem­pre o seu reino, se ele continuar como hoje a cumprir os meus man­da­men­tos e as minhas ordens.’

8Agora, diante de todo o Israel, assem­bleia do Se­nhor, e na pre­sença do nosso Deus, guardai e observai co­migo todos os mandamentos do Se­nhor, nosso Deus, a fim de pos­suir­des este exce­lente país, deixando-o aos vos­sos fi­lhos, que vos seguirão para sem­pre. 9E tu, Salomão, meu filho, conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração leal e alma gene­rosa, pois Ele perscruta todos os cora­ções e penetra todos os desígnios e todos os pensamentos. Se tu o pro­curas, Ele deixar-se-á encontrar por ti, mas se o abandonas, Ele rejeitar-te-á para sempre. 10Considera, por­tanto, que o Senhor te escolheu para cons­truíres uma casa que será o seu santuário. Esforça-te e leva-a a bom termo.»


David confia a Salomão os pla­nos do templo11David deu a Salomão, seu filho, os planos do pór­tico e das construções, das salas do tesouro, dos aposentos superiores e interiores e da sala do propiciatório; 12o plano de tudo quanto queria fa­zer referente aos átrios do templo do Senhor e a todas as salas ao redor; o plano para os tesouros da casa de Deus e das coisas sagradas, 13para as classes de sacerdotes e levi­­tas, assim como para toda a organi­zação da casa do Senhor e todos os objec­tos do serviço do templo do Senhor; 14o modelo dos utensílios de ouro, com o peso que cada um devia ter, e dos utensílios de prata, com o peso que cada um devia ter para cada ser­viço; 15os candelabros de ouro e suas lâm­padas, com a indi­ca­ção do peso de cada candeeiro e de cada lâm­pada; do mesmo modo para os can­de­la­bros e lâmpadas de prata, com a indi­ca­ção do peso de cada can­deeiro; 16o peso de ouro para as mesas dos pães da oferenda, para cada mesa, e o peso de prata para as mesas de prata; 17o modelo dos gar­fos, das ba­cias e copos de ouro puro; dos vasos de prata com o peso de cada vaso; 18o modelo do al­tar dos perfumes, de ouro fino, com o seu peso, e o mo­delo do carro dos que­rubins de ouro que esten­dem as asas para cobrir a Arca da aliança do Se­nhor.

19«Tudo isto – disse David – foi o Senhor que mo mostrou pela sua mão, dando-me o modelo de todas as suas obras.» 20David disse a Salo­mão seu filho: «Sê forte e corajoso, mete mãos à obra! Não temas nem te ame­dron­tes, pois o Senhor Deus, meu Deus, está contigo, e não te há-de de­sam­parar, nem te abandonará, até que acabes toda a obra para o ser­viço do templo do Senhor. 21Aqui tens as classes dos sacerdotes e levitas para todo o serviço do templo de Deus, e todos os homens devo­tados e há­beis para toda a espécie de traba­lho; e os chefes e todo o povo estarão con­tigo para executarem as tuas ordens.»



Capítulos

1 Cr 1 1 Cr 2 1 Cr 3 1 Cr 4 1 Cr 5 1 Cr 6 1 Cr 7 1 Cr 8 1 Cr 9 1 Cr 10 1 Cr 11 1 Cr 12 1 Cr 13 1 Cr 14 1 Cr 15 1 Cr 16 1 Cr 17 1 Cr 18 1 Cr 19 1 Cr 20 1 Cr 21 1 Cr 22 1 Cr 23 1 Cr 24 1 Cr 25 1 Cr 26 1 Cr 27 1 Cr 28 1 Cr 29