1 Cr 22

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

1E David disse: «Esta será a casa do Senhor Deus e aqui estará o altar dos holocaustos para Israel.»


Preparativos para a constru­ção do templo (29,1-9; 1 Rs 5,27-32) – 2Da­vid mandou juntar os estran­geiros que viviam no país de Israel, e en­carregou os canteiros de traba­lha­rem as pedras que deviam servir para a construção da casa de Deus. 3Preparou também ferro em abun­dância, tanto para os pregos dos ba­tentes das portas como para travar as juntas, uma enorme quantidade de bronze 4e de madeira de cedro sem conta, que os habitantes de Sídon e de Tiro tinham trazido a David.

5Da­vid dizia: «Meu filho Salo­mão é ainda jovem e fraco, e a casa que há-de construir ao Senhor deve ser, pela grandeza, pela magni­ficência e pela beleza, célebre em todas as na­ções. Eu próprio vou fazer os prepa­ra­ti­vos.» Por isso, an­tes de morrer, fez grandes prepara­tivos.


David encarrega Salomão de construir o templo6Depois, cha­­mou Salomão, seu filho, e ordenou-lhe que construísse um templo ao Senhor, Deus de Israel. 7Disse-lhe:

«Meu filho, eu estava decidido a construir uma casa ao nome do Se­nhor, meu Deus. 8Mas a palavra do Senhor foi-me dirigida nestes ter­mos: ‘Tu derramaste muito san­gue e fizeste grandes guerras. Não cons­truirás uma casa ao meu nome, pois derramaste, diante de mim, mui­­­to sangue sobre a terra. 9Nas­cer-te-á um filho que será um ho­mem pací­fico; dar-lhe-ei paz com todos os seus inimigos ao redor. O seu nome será Salomão e, nos seus dias, darei paz e calma a Israel. 10Ele edificará uma casa ao meu nome, será para mim um filho e Eu serei para ele um pai. Firmarei para sempre o trono da sua realeza sobre Israel.’ 11Portanto, que o Se­nhor esteja contigo, meu filho, para que prosperes e cons­truas o templo do Senhor, teu Deus, se­gundo o que Ele disse de ti. 12Que o Senhor se digne conceder-te sabe­doria e inteli­gência, quando te fizer reinar sobre Israel, para que obser­ves a Lei do Senhor, teu Deus. 13En­tão, prospe­ra­rás, se te aplicares à observância das leis e dos manda­mentos que o Senhor prescreveu a Moisés, para Is­rael. Sê forte e cora­joso, não te­mas nem te amedrontes.

14Eu, com os meus esforços, pre­pa­rei para a casa do Senhor cem mil ta­len­tos de ouro, um milhão de ta­len­tos de pra­ta, e bronze e ferro em tal quan­ti­­dade que não se poderia pesar; pre­­parei também madeira e pedra; e tu ain­da acrescentarás mais. 15Tens ao teu dispor uma multidão de operá­rios: pedreiros, carpinteiros e artífi­ces hábeis em toda a espécie de ofí­cios. 16O ouro, a prata, o bronze e o ferro existem em número incal­culá­vel. Vamos ao trabalho, e que o Se­nhor esteja contigo!»

17Ao mesmo tempo, David orde­nou a todos os chefes de Israel que ajudassem seu filho Salomão. 18Dis­se-lhes ele: «Não está convosco o Se­nhor, vosso Deus, e não vos asse­gu­rou Ele a paz em todas as vossas fronteiras? Com efeito, Ele entregou nas minhas mãos os habitantes do país, actualmente sujeitos ao Se­nhor e ao seu povo. 19Aplicai-vos, pois, com todo o vosso coração e toda a vossa alma a buscar o Senhor vosso Deus. Construí o santuário do Se­nhor Deus, para trazer a Arca da aliança do Senhor e os utensílios consagra­dos a Deus para o templo que será edificado ao nome do Senhor.»



Capítulos

1 Cr 1 1 Cr 2 1 Cr 3 1 Cr 4 1 Cr 5 1 Cr 6 1 Cr 7 1 Cr 8 1 Cr 9 1 Cr 10 1 Cr 11 1 Cr 12 1 Cr 13 1 Cr 14 1 Cr 15 1 Cr 16 1 Cr 17 1 Cr 18 1 Cr 19 1 Cr 20 1 Cr 21 1 Cr 22 1 Cr 23 1 Cr 24 1 Cr 25 1 Cr 26 1 Cr 27 1 Cr 28 1 Cr 29