1 Cr 19

Da wiki Biblia Online
Ir para: navegação, pesquisa

Guerra contra os amonitas e seus aliados (2 Sm 10,1-19) – 1Depois disto, Naás, rei dos amo­ni­tas, morreu e sucedeu-lhe seu filho. 2David disse: «Vou mostrar a minha benevolência a Hanun, filho de Naás, porque o seu pai foi benévolo co­migo.»

David enviou-lhe mensagei­ros para o consolarem pela morte de seu pai. Mas quando os servos de David che­garam à terra dos amo­ni­tas para con­solarem Ha­nun, 3os che­­fes dos amo­nitas disse­ram: «Pen­sas que é para honrar a morte de teu pai que David te en­viou consolado­res? Não será antes para reconhecer o teu país, ex­plorá-lo e destruí-lo que os seus ser­vos vieram à tua casa?»

4Hanun, então, prendeu os ser­vos de David, rapou-lhes a barba, e cor­tou-lhes as vestes até à altura das coxas; depois, despediu-os. 5David, infor­mado do que acontecera a estes homens, enviou gente ao seu encon­tro, pois estavam sumamente enver­gonha­dos, e orde­nou-lhes: «Ficai em Je­ricó até que a vossa barba cresça; depois vol­tai.»

6Os amonitas notaram que se ti­nham tornado odiosos a David. Então Hanun e os filhos de Amon envia­ram mil talentos de prata para contratar carros e cavaleiros ara­meus da Meso­potâmia, de Maa­cá e de Soba. 7Con­trataram trinta e dois mil carros, assim como o rei de Maacá com o seu exército, que acampou perto de Ma­dabá. Os amonitas reuniram-se nas suas cidades e saíram para comba­ter. 8David soube-o e man­dou sair Joab com todo o exército de homens valentes. 9Os amonitas saí­ram em ordem de batalha, à porta da cidade. Os reis que tinham che­gado toma­ram posição à parte, no campo. 10Vendo Joab que o ataque contra ele havia sido disposto pela frente e pela reta­guarda, escolheu os mais valentes de Israel e mar­chou contra os ara­meus. 11Colocou o resto do povo sob o comando do seu irmão Abisai, para fazer frente aos amonitas. 12E disse: «Se os arameus prevalecerem contra mim, tu virás em meu socorro; se os amonitas te levarem de vencida, eu irei socor­rer-te. 13Sê forte e combate valorosa­mente pelo nosso povo e pe­las cida­des do nosso Deus, e que o Senhor faça o que lhe parecer bem.» 14Joab avançou, pois, com o exército que o acompanhava, ao encontro dos ara­meus para travar combate, e estes fugiram diante deles. 15Os amoni­tas, vendo os arameus fugir, fugiram também diante de Abisai, irmão de Joab, e entraram na sua cidade. En­tão, Joab voltou para Jerusalém.

16Vendo-se derrotados por Israel, os arameus enviaram mensageiros para fazer vir os arameus que esta­vam do outro lado do rio; Chofac, comandante do exército de Hadad-Ézer, estava à frente deles.

17Logo que David o soube, reuniu todo o Is­rael, atravessou o Jordão, mar­chou contra eles e preparou-se para os ata­car. Colocou o seu exér­cito em ordem de batalha contra os ara­meus. 18Estes começaram o com­bate con­tra ele, mas fugiram diante de Israel, e David matou-lhes sete mil homens dos car­ros e quarenta mil soldados de infan­taria. Matou tam­bém Cho­fac, coman­dante do exér­cito. 19Os ho­mens de Hadad-Ézer, vendo-se ven­cidos por Israel, fize­ram a paz com David e submeteram-se.

E os arameus não voltaram mais a prestar auxílio aos amonitas.



Capítulos

1 Cr 1 1 Cr 2 1 Cr 3 1 Cr 4 1 Cr 5 1 Cr 6 1 Cr 7 1 Cr 8 1 Cr 9 1 Cr 10 1 Cr 11 1 Cr 12 1 Cr 13 1 Cr 14 1 Cr 15 1 Cr 16 1 Cr 17 1 Cr 18 1 Cr 19 1 Cr 20 1 Cr 21 1 Cr 22 1 Cr 23 1 Cr 24 1 Cr 25 1 Cr 26 1 Cr 27 1 Cr 28 1 Cr 29