Movimento Bíblico

A Bíblia em Portugal

A Biblia em Portugal

“Não exageraremos se classificarmos esta edição do conhecimento sistemático sobre a influência modeladora da Bíblia no nosso país como um acontecimento cultural do maior significado num tempo em que os textos clássicos começam a recobrar interesse e a ser objeto de novas abordagens e de novos exercícios de tradução. Sendo a Bíblia o mais clássico de todos os textos clássicos, como fundamento de civilização e cultura, o conhecimento da sua receção é muito importante para recuperarmos códigos de leitura cultural perdidos ou esquecidos.

Cumpre por fim relevar que os 6 volumes cuja edição aqui se inaugura são da mão de um só autor, que é um dos maiores especialistas e mais estrénuos pedagogos e divulgadores da cultura bíblica em Portugal. Eles são o resultado de uma vida de trabalho e estudo ao serviço do conhecimento da Bíblia nas suas múltiplas dimensões, composições e expressões.

Frei Herculano Alves foi coordenador geral e tradutor de alguns livros do Antigo e do Novo Testamento da Bíblia da Difusora Bíblica, para além de diretor da revista Bíblica e da Difusora Bíblica. Também lecionou Sagrada Escritura na Universidade Católica, Porto, durante um quarto de século. É de facto uma das figuras maiores dos estudos bíblicos em Portugal. Membro da Ordem dos Franciscanos Capuchinhos, que se tornaram em Portugal reconhecidos especialistas em estudos bíblicos, Frei Herculano Alves oferece-nos nestes grossos e ricos volumes um saber acumulado e refletido criticamente, que se tornará referência incontornável para nos ajudar a recuperar eixos perdidos, sem os quais não se percebe o pano de fundo da nossa herança cultural e as suas metamorfoses.
Com estes volumes a nossa cultura fica decisivamente mais rica e mais esclarecida."

José Eduardo Franco
Professor Catedrático Convidado da Universidade Aberta

 

SOBRE O AUTOR:

Herculano Alves é Franciscano Capuchinho português. Estudou Teologia no Instituto Católico de Toulouse (França), Filologia Românica na Universidade de Coimbra e Ciências Bíblicas no Instituto Bíblico de Roma, tendo feito o seu doutoramento em Teologia Bíblica na Universidade Pontifícia de Salamanca. De 1986 a 2011 foi professor de Sagrada Escritura na Universidade Católica Portuguesa. Foi também Coordenador Geral e tradutor de vários livros da Bíblia dos Capuchinhos (Difusora Bíblica). É autor de algumas dezenas de artigos de carácter científico publicados em várias revistas e outras obras, assim como de uma dezena de livros sobre temas de Sagrada Escritura. Foi Diretor do Movimento de Dinamização Bíblico dos Capuchinhos em Portugal durante vinte anos e diretor da Revista Bíblica. É investigador do CEHR - Centro de Estudos de História Religiosa.

Volume I

Volume II