Movimento Bíblico

"Cuidar em Timor"

cuidar em timor

Ana Patrícia Rosa, Andreia Fernandes e Margarida Saavedra são três médicas que partiram recentemente para Timor integrando o Projeto de Voluntariado Médico "Cuidar em Timor".

Elas próprias apresentam-se e apresentam o projeto  :

"Somos três médicas internas , em formação específica de Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna e temos em comum a particularidade de nos encontrarmos numa fase importante da nossa formação e de desejarmos desenvolver um projeto na área da saúde num país em desenvolvimento. Move-nos a vontade de atuar num contexto social, económico e cultural diferente do nosso e, ao mesmo tempo, experimentar as dificuldades de exercer medicina em áreas carenciadas.
Este projecto foi idealizado de modo a incrementar o nosso nível de conhecimentos e conduzir a uma melhor e mais sustentada prática profissional, mas também e, não menos importante, levar o nosso conhecimento de modo a promover o enriquecimento técnico e humano, num lugar onde as condições de vida são precárias, onde as necessidades são básicas, nomeadamente no acesso aos cuidados de saúde.
Para isso, pedimos uma suspensão do nosso internato médico (equivalente a licença sem vencimento), por um período de 3 meses, de modo a desenvolvermos um projeto de voluntariado médico, nos meses de julho a setembro de 2017, em Timor-Leste, mais precisamente em Laleia (aldeia situada a cerca de 3h de Dili, capital, no distrito de Manatuto) e arredores."

"Este projeto, tem a colaboração do Centro de Saúde de Laleia e Cairui e vai-nos permitir trabalhar em conjunto com os profissionais de saúde dos mesmos: quer no âmbito da formação de outros profissionais de saúde, quer na intervenção local com sessões de educação para a saúde para a comunidade em diversas áreas (saúde infantil, saúde materna, patologia respiratória, cardiovascular, dermatológica, entre outras). Temos planeado apoiar projetos locais e aplicar outros, que poderão ser implementados e continuados por agentes locais, que serão formados para tal. 
Este projeto conta com o apoio logístico dos Frades Menores Capuchinhos, nomeadamente através da Paróquia de Nossa Senhora de Laleia (Timor-Leste), que nos ajudarão com o alojamento e a alimentação durante toda a nossa estadia."

"Cuidar em Timor" é um projeto de promoção do enriquecimento técnico e humano, num lugar onde as condições de vida são precárias e o acesso aos cuidados de saúde é escasso.

"Cuidar em Timor" é uma resposta ao convite do Papa Francisco para que possamos, todos, "sair de casa". Porque “a presença de Deus na nossa vida nunca nos deixa tranquilos, sempre nos impele a mover-nos. Quando Deus visita, sempre nos tira para fora de casa: visitados para visitar, encontrados para encontrar, amados para amar.” (Papa Francisco).

O dia a dia deste projeto pode ser acompanhado no Facebook em:

https://www.facebook.com/CuidaremTimor/