Movimento Bíblico

Encontro da Família Capuchinha e Grupos Bíblicos

enc gb 2017 1 

Desde 1980 o Movimento Nacional de Dinamização Bíblica, vem organizando uma festa à Palavra de Deus, em Fátima, depois de uma caminhada de reflexão e celebrações, em grupos bíblicos e comunidades cristãs, sobre o tema do ano bíblico, lançado na Semana Bíblica Nacional. 

O tema deste ano era: “O EVANGELHO DA CRIAÇÃO”. Este tema foi tirado da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, capítulo II, publicado a 24 de maio de 2015.

A Igreja ainda não tinha acabado de refletir o tema da vida consagrada e já o Papa nos colocava nas mãos este belíssimo documento que foi bem acolhido por todos os quadrantes da sociedade até do mundo da ciência, sobretudo do meio ambiente e da ecologia. Também o Movimento Nacional de Dinamização Bíblica e os Franciscanos Capuchinhos não podiam passar ao lado desta Carta Encíclica e deste tema tão querido para S. Francisco e para todos os Franciscanos.

A Festa realizou-se no dia 25 de junho, no Centro Pastoral Paulo VI, a começar pelas 09.45, com apresentação solene da Bíblia, preparada e realizada pelo grupo coral Kyrios da Comunidade cristã da igreja dos Capuchinhos de Gondomar, dando ao dia um tom de festa e de beleza.

enc gb 2017 2

Depois da chamada dos grupos presentes, ouviram-se umas palavras franciscanas e amigas do Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos, Frei Fernando Alberto, dando as boas vindas a todos.

Em seguida foram desfilando as ações previstas no programa, a saber: um pp com as atividades bíblicas de 2016/2017, preparado pelo Secretariado Nacional; salvem o Planeta do grupo bíblico do Amial, Porto; canção da Terra, Tramagal/Abrantes; cuidar da Casa Comum, SBAL, Lisboa; o Evangelho da Criação, Lijó/Barcelos; Nova Criação / anti-ptojecto, Samora Correia; cântico das (Novas) Criaturas, Jobrifan; canções da nossa Terra, Fazendas de Almeirim; Nossa Casa Comum louva o teu Senhor, Famalicão da Nazaré; canções de Timor, pós-noviços Franciscanos Capuchinhos; uma prece pela Criação, Baixa da Banheira; e finalmente mais um pp a nossa Casa, por frei Manuel Rito.

enc gb 2017 3

A Festa terminou com uma Eucaristia solene, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo ministro Provincial, frei Fernando Alberto; concelebrada por vários sacerdotes Capuchinhos; animada pelo frei Acílio Dias Mendes; cantada pelo grupo Kyrios de Gondomar.