Movimento Bíblico

XXV Semana Bíblica - Barcelos

XXV SEMANA BÍBLICA DE BARCELOS

 

          Na última semana de Janeiro de 2016, mais concretamente, de 25 a 30, realizou-se a XXV SEMANA BÍBLICA DE BARCELOS, subordinada ao tema SANTIFICADOS PELA PALAVRA.

          Esta Semana, realizou-se, como de costume, no salão das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, em Arcozelo. (Barcelos).

          Participaram nesta Semana Bíblica, cerca de 250 pessoas, provenientes dos Arciprestados de Barcelos, Esposende, Braga, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde e Ponte de Lima. Estiveram representadas 47 paróquias.

          No dia 25 de Janeiro, D. Francisco Senra, bispo auxiliar de Braga, desenvolveu o tema Os Consagrados na história e na vida da Igreja. Uma bela síntese histórica, que ajudou os ouvintes, a entender melhor os acontecimentos do nosso tempo.

          No dia 26, foi a vez do frei Acílio, com todo o entusiasmo que lhe é peculiar, desenvolver o tema Jesus Cristo, o Consagrado do Pai, para o mundo. A assembleia, foi-se entusiasmando cada vez mais com a Pessoa de Jesus, o Salvador.

          No dia 27, o Dr. José Carlos Miranda, do Centro de Braga da Universidade Católica, aprofundou o tema O Povo de Deus, um Povo de Consagrados.

          No dia 28, festa de S. Tomás de Aquino, o Padre João Alberto Correia, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Centro de Braga, aprofundou o tema Os Profetas, os Consagrados à Palavra. A Igreja é um Povo de Profetas e hoje, como nos tempos bíblicos, é fundamental o anúncio da Palavra.

          No dia 29, foi a vez do Frei Herculana Alves, Franciscano Capuchinho, esclarecer a assembleia sobre Consagrados e Santificados na Bíblia. O Frei Herculano esclareceu os ouvintes sobre o Profano, o Sagrado e o Consagrado, na Bíblia.

          A Semana bíblica terminou com uma solene Eucaristia, presidida pelo Frei Fernando Alberto, ministro provincial dos Franciscanas Capuchinhos. Esta Eucaristia foi animada pelo grupo bíblico de Lijó (Barcelos).

          Nalguns dias houve belas encenações, feitas pelos grupos de Abade Neiva, Arcozelo, Póvoa de Varzim e Lijó.

          Está de Parabéns o Secretariado Bíblico de Braga-Viana, por mais esta iniciativa ao serviço da divulgação da Palavra de Deus.

          Como S. Francisco de Assis, já pode cantar, «Louvado sejas, ó meu Senhor, por estas vinte e cinco Semanas Bíblicas…Louvado sejas, pelo dom da Tua Palavra à Igreja!»

                                                                              [ Frei Luís Gonçalves]