Movimento Bíblico

Secretariado Bíblico de Lisboa

“O EVANGELHO DA FAMÍLIA”

Tema do encontro de formação, organizado pelo S.B.A.L.

 

No passado dia 24 de Janeiro (sábado), o Secretariado Bíblico para a Área de Lisboa (SBAL) organizou uma tarde de reflexão sobre “O Evangelho da Família”, tema do “Ano Bíblico 2014-2015”.

 

Este encontro, orientado pelo Fr. Fernando Alberto Pedrosa (Min. Provincial dos Franciscanos Capuchinhos), contou com a presença de meia centena de participantes, provenientes dos vários Grupos Bíblicos da zona de Lisboa.

 

O encontro, que teve início pelas 14,30 horas, decorreu no salão do 1º andar da Paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica cujo pároco, Fr. António Martins, também marcou presença.

 

Durante a primeira parte do encontro, o conferencista colocou em destaque as linhas e as intuições nascidas nos documentos do Vat. II, que caracterizam a estrutura duma família cristã. Sublinhou também algumas dimensões que, ao longo dos últimos 50 anos, foram aparecendo em documentos pontifícios. Colocou em relevo algumas intuições já presentes no documento preparatório (‘lineamenta’) em vista do Sínodo dos Bispos de 2015 (04-25 de Outubro), com o tema “‘A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo”. Elencou ainda os muitos problemas que hoje são transversais a muitas famílias, seja no campo do amor conjugal, seja nas alterações sociais e legislativas – particularmente em muitos países da Europa – que vão descaracterizando esta instituição, que deve ser a célula da sociedade.

 

Ainda nesta primeira parte, fez um percurso pelo Antigo Testamento, onde apresentou, com muitas citações bíblicas, lidas pelos participantes, a evolução da instituição familiar ao longo das gerações, muitas vezes dramática.

 

Após um tempo de intervalo, o orientador colocou em relevo a novidade trazida por Jesus Cristo, reflexão feita com todos os participantes a partir dos textos neo-testamentários. Jesus Cristo ‘re-centralizou’ a Família: “No princípio, o Criador os fez homem e mulher… o que Deus uniu não o separe o homem” (Mt 19,4-6).

 

Nesta intensa e muito bem preparada tarde de reflexão bíblica (finalizou perto das 18 horas), ainda houve tempo para saborear, rezar e cantar o “Hino do Ano Bíblico 2014-2015”, «A família cristã» (da autoria de frei Acílio Mendes).

 

O SBAL – um dos Secretariados mais antigos do Movimento de Dinamização Bíblica –, além de apoiar directamente os Grupos Bíblicos da Área de Lisboa, participa e colabora no Encontro Nacional dos Grupos Bíblicos que, em cada ano, se realiza em Fátima.