Missões

Envio Missionário do fr. Miguel Grilo

Frei Miguel Grilo

Foi após a conclusão do Curso Bíblico (1º grau) realizado na Comunidade Paroquial da Sagrada Família de Calhariz de Benfica, orientado pelo Fr. Acílio Mendes, durante os dias 23 a 29 de Outubro de 2017, que se realizou o gesto de envio do novo Missionário Capuchinho, Fr. Miguel Pinto Grilo.

Na verdade, durante uma semana, o Fr. Acílio pôs a comunidade paroquial da Sagrada Família em autêntico rebuliço, sobretudo para as seis dezenas de participantes que não quiseram perder pitada das sábias palavras deste profundo conhecedor da Bíblia – é um dos pioneiros das grandes acções bíblicas que se têm realizado em Portugal, como a Semana Bíblica Nacional – digno sucessor do “profeta da Palavra”, Fr. Inácio de Veigas, que foi o iniciador do Movimento Bíblico em Portugal. O novo missionário, Fr. Miguel Pinto Grilo, participou em todas as sessões bíblicas.

O encerramento do Curso Bíblico realizou-se no dia 29, na Eucaristia dominical das 12 horas, presidida pelo Fr. Acílio Mendes.

Ainda neste dia 29 de Outubro, mas na Eucaristia das 19 horas, a Comunidade Paroquial da Sagrada Família de Calhariz de Benfica e a fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos associaram-se ao início da nova etapa do jovem Missionário Capuchinho.

Nesta celebração dominical, na qual se destacava a presença do GAM (Grupo de Acção Missionária de Lisboa) e muitos jovens, realizou-se o gesto do envio missionário. Foi na parte final da celebração eucarística que o Pároco, Fr. António Martins, na qualidade de Vigário Provincial, em representação do Fr. Fernando Alberto Pedrosa, Ministro Provincial, ausente em Timor, procedeu à imposição da tradicional “Cruz Missionária” ao Fr. Miguel, gesto que foi correspondido como uma sonora salva de palmas por parte da assembleia. O novo missionário teve palavras de gratidão para com esta Comunidade paroquial na qual trabalhou pastoralmente, embora de modo intermitente, durante quatro anos.

Por sua vez, o GAM de Lisboa, através de um dos membros do grupo, a D. Maria Arminda, presenteou o novo missionário com a oferta de uma Estola (vermelha).

Está de parabéns o novo missionário, a comunidade paroquial da Sagrada Família de Benfica, o GAM (fundado pelo Fr. António Dias, também ele missionário em Timor-Leste durante vários anos) e a fraternidade dos Capuchinhos, pelo espírito missionário revelado ao longo destes anos.

Entretanto, o Fr. Miguel Pinto Grilo partiu para Roma no seguinte dia 31 de Outubro, onde vai realizar alguns trâmites relativos à conclusão do seu Mestrado em Espiritualidade Franciscana e, da “cidade eterna”, levantará voo rumo à Missão de Timor-Leste, onde a chegada está marcada para o dia 11 de Novembro.

Recorde-se que o Fr. Miguel Pinto Grilo, natural de Freixedas, Diocese da Guarda, acabou o Curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu o “Mestrado em Teologia” (em 2015), com a dissertação da tese: “Matrimónio, caminho de santificação: Estudo ético-teológico do pensamento de Karol Wojtyla / João Paulo II”, recebeu a Ordenação Sacerdotal em 13 de Junho de 2015 e, em 2017, na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, obteve o Mestrado em Espiritualidade Franciscana, com a dissertação “Il frate questuante: imma­gine della Fraternità. Una lettura teologico-spirituale della vita del beato Leopoldo da Al­pandeire”. Em 2016 é nomeado pelo Santo Padre, Papa Francisco, “Missionário da Miseri­córdia”. Nestes primeiros passos do seu ministério sacerdotal, o Fr. Miguel tem dedicado grande parte do seu tempo ao apostolado com os jovens, seja em retiros, seja em encontros de forma­ção.

Frei Américo Costa