Missões

Encontro dos Capuchinhos da PACC

Realizou-se de 12 a 18 de março de 2017, em Nagahuta, Indonésia, um encontro extraordinário dos Capuchinhos da Ásia-Pacífico com a participação do Ministro Geral, frei Mauro Johri, e do Conselho Geral, para dialogar sobre desafios comuns ao grupo de países onde se inclui Timor-Leste, sob o tema: "Contextualizando o Carisma Capuchinho na PACC: Abraçando o Futuro com Esperança".

Encontro dos Capuchinhos da PACC com o Conselho Geral Para além das inúmeras intervenções do Ministro Geral, foram tratados inúmeros temas, entre outros: "Viver a Fraternidade Capuchinha na Diversidade", "O Papel dos Ministros e Guardiões na Animação Fraterna para o Crescimento da Ordem Capuchinha", "Formação num Mundo 'Digitalizado', Secularizado e Materialista", "Oração e Perseverança", "VIII CPO: a Graça de Trabalhar", "Missão" e "Colaboração Fraterna".

Os trabalhos principais decorreram entre segunda e quinta-feira, começando sempre com a celebração da Eucaristia às 6h30, depois de um tempo de meditação pessoal. Os trabalhos da parte da tarde começavam com a recitação da Oração da Hora Intermédia e terminavam com a Oração de Vésperas. À noite, depois do jantar, os irmãos ficavam um pouco em convívio e diálogo antes do descanso.

Da província Portuguesa dos Capuchinhos estiveram presentes dois irmãos, o frei Fernando Ventura, como tradutor, ao serviço da Cúria Geral, e frei Hermano Filipe, Guardião da Fraternidade de Laleia, Timor-Leste. 

O próximo encontro deverá realizar-se em novembro de 2017 na Custódia Capuchinha de Nias, Indonésia.

 

frei Hermano Filipe