Missões

Com o coração posto na Missão

No dia 15 de Março de 2015, realizou-se, no Centro Bíblico dos Capuchinhos, Fátima, um Encontro de Animadores das Missões Capuchinhas.

 

Estiveram presentes os frades da Comissão (Provincial) de Cooperação e Animação Missionária, um leigo que fez um ano de experiência missionária em Timor como LCM, e leigos representantes dos Grupos de Ação Missionária de Barcelos, Gondomar e Lisboa.

 

O encontro começou às 11h00, com um momento de oração e reflexão, a partir da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano, em que o convite a ser ilhas de misericórdia no mar da indiferença pode ser muito oportuno para abrir sempre mais o coração para os vastos horizontes da Missão. Este momento foi enriquecido com o visionamento da comunicação do frei Hugo Morales, responsável pela animação missionária, a nível de toda a Ordem Capuchinha, lançando o desafio a ter “o coração posto na Missão”.

 

O encontro continuou com o diálogo sobre alguns pontos da cooperação e animação missionária, sobretudo em prol da Missão Capuchinha em Timor-Leste.

 

  

 

Muito interessante e enriquecedor, foi a partilha dos grupos ou secretariados locais de Barcelos, Gondomar e Lisboa, os quais desenvolvem uma intensa, criativa e variada atividade em favor das Missões Capuchinhas, tais como: dinamização missionária das Eucaristias; campanha das bolachinhas e amêndoas missionárias; vigília de oração por ocasião da Festa de Nossa Senhora do Rosário, de Laleia; celebração do Dia Mundial das Missões e do Dia das Missões Capuchinhas; café-concerto; encontros de sensibilização missionária para crianças, jovens e adultos; encontros de amigos e benfeitores das missões; cantar as janeiras; envio de contentores; angariação de bolsas de estudo; tendinhas missionárias; mealheiros missionários; etc.

 

Depois do almoço, oferecido pelos Capuchinhos, no alojamento do Centro Bíblico, o encontro continuou até às 16h30, concluindo-se com a celebração da Eucaristia.

 

[Frei Fernando Alberto]