Família Franciscana

Imprimir

Viver perto da natureza

humanismo_franciscano_ecologiaA Universidade São Tomás em Houston acredita que os franciscanos são um modelo para o enfoque católico na relação com o meio ambiente. Fazer experiência de Deus no mundo natural requer um contacto inicial com a natureza. Por este motivo, a Universidade São Tomás está  a ajudar os estudantes a viverem a natureza como o fez São Francisco de Assis.

"Viajamos a Assis como parte de um programa de intercâmbio de estudos no exterior entre a nossa universidade e a daqui. As nossas irmãs possuem uma casa aqui. Vivem muito perto da terra e quis trazer os nossos estudantes para oferecer-lhes a mesma experiência de estar na terra, de trabalhar juntos perto da terra, aprendendo novas tarefas e habilidades. Escavaram e limparam a erva daninha, trabalhando no jardim, porém a partir do mistério de São Francisco, experimentando essa relação próxima que temos com a terra e como isso nos vai fortalecendo como grupo".

Depois de visitarem Assis, os estudantes vão a Florença para explorar como Deus foi representado na arte e depois a Roma, para uma audiência com o Papa.


Sabe o que é o Humanismo Franciscano e Ecologia? Leia aqui um artigo do frei Miguel de Negreiros sobre este tema.

http://capuchinhos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1141:humanismo-franciscano-e-ecologia&catid=108:estudos&Itemid=497