Comunidades

I Feira do Livro em Calhariz

 

 

I FEIRA DO LIVRO DO CALHARIZ DE BENFICA

(e outras iniciativas do grupo de jovens)

 

A “1ª Feira do Livro” da paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica, em Lisboa, decorreu durante os dias 16 a 24, do passado mês de Maio. A iniciativa partiu do grupo de jovens desta comunidade cristã, animada pastoralmente pelo Fr. António Martins e demais Irmãos Capuchinhos.

O local escolhido para levar avante este certame, foi a esplanada em frente da entrada da igreja paroquial, espaço delimitado e privado, que ficou ao serviço desta comunidade, por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, quando ali foram realizadas obras de alteração desta Avenida.

 

 

Durante esses dias, estiveram ali expostos várias centenas de livros, novos e usados, provenientes da generosidade de muitas famílias que, deste modo, quiseram contribuir para esta iniciativa juvenil, cuja finalidade primeira foi conseguir ajuda para financiar a participação do grupo de jovens de Calhariz de Benfica na “Jornada Mundial da Juventude” com o Papa Francisco, que se realizará em 2016, em Cracóvia, Polónia (JMJ 2016).

Esta ideia, transformada em realidade, vem na linha de outras iniciativas, levadas a cabo pelo referido grupo de jovens, sempre dinamizados pela natural liderança do Fr. Miguel Pinto Grilo, diácono da fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos.

Entre estas iniciativas, muitas delas de cariz meramente espiritual, é de destacar a “Oração de Taizé”, que se realiza sempre na última terça-feira de cada mês, com início cerca das 21 horas; as “24 Horas para o Senhor” (lausperene aberto a toda a paróquia, dando seguimento à sugestão do Papa Francisco e realizado no dia 13 de Março); a visita pascal (feita no domingo de “Pascoela”, a 13 de Abril), uma iniciativa sem tradição nesta localidade mas que, mesmo assim, as várias “cruzes” puderam visitar cerca de 60 famílias; a inauguração do “Espaço Jacobeus” em Lisboa, com sede na paróquia do Calhariz de Benfica, delegação da “Associação Caminhos de Santiago”, feita nos dias 17 e 18 de Abril; a “Vigília de oração pelas vocações” (dia 28 de Abril); o lançamento do “Gabinete de apoio ao estudo” para apoio escolar (destinado a prestar apoio escolar a quem solicitar e que surgiu no dia 29 de Abril); o lançamento do «Campo de férias ‘Ichthus’», destinado a adolescentes entre os 13 e 15 anos e previsto para os dias 22 a 29 do próximo mês de Julho.