Comunidades

Imprimir

Arranque da Missão 2010 no Amial

Arranque da Missão 2010 e Louvores ao MeninoNo Sábado, dia 2 de Janeiro, a Paróquia do Amial assinalou o arranque da Missão 2010 com uma celebração de ritmo muito vivo e plena de significado.

Em véspera de celebração litúrgica da Epifania, os Magos foram os 24 jovens que se empenharam intensamente para anunciar a Missão e iniciá-la com o Louvores ao Menino. Para as 350 pessoas que compunham a assembleia, resultaram 70 minutos verdadeiramente inesquecíveis.

A celebração, que foi disso que se tratou, iniciou com a saudação inicial por parte do pároco, frei José Carlos Lima Rosa, seguida de uma curta introdução na qual exortou os paroquianos a ‘aderir com entusiasmo ao desafio proposto pelo nosso Bispo, D. Manuel Clemente’. O pároco salientou que ‘o trabalho pastoral não é exclusivo dos sacerdotes, sendo exigível que todos os baptizados anunciem e proponham o Evangelho através de um testemunho de vida coerente com a fé’.

Após a introdução, foi a vez de entrarem em cena os primeiros 14 jovens, que apresentaram, com uma envolvência muito intensa e ao som de música ao vivo, o espírito da Missão 2010 para cada um dos meses do ano. Em cada mês os jovens agiram em representação de 2 grupos paroquiais. Assim, os 22 grupos paroquiais com actuação pastoral comprometeram-se nesta celebração a participar activamente na Missão.

É de salientar que estes 14 jovens foram o ‘primeiro produto’ da Missão na paróquia, em resposta ao desafio lançado pelo pároco para que os grupos ‘encontrassem’, para os representar, jovens não participantes das actividades paroquiais. Nem todos os grupos o conseguiram fazer, mas estes jovens que compareceram estiveram na celebração com gosto, empenhados, verdadeiramente em comunhão com a Paróquia, com a Diocese e com a Missão 2010, e criaram em 6 dias (apenas houve 1 ensaio e posteriormente trocas de mensagens) um espírito de grupo notável que contagiou a assembleia!

Após o anúncio e compromisso para a Missão (foram 25 minutos mas ninguém deu pelos ditos minutos a passar), entrou-se no tema ‘Anúncio’ propriamente dito, correspondente ao mês de Janeiro, com a actuação das 10 jovens do grupo ‘projeKto’. Trata-se de um grupo vocal feminino com uma forte ligação à paróquia (a maioria das jovens, com idades entre os 15 e os 18 anos, ‘cresceu’ na comunidade e está integrada nela), que actua a cappella, tendo interpretado 10 cânticos do Natal cristão, com harmonizações próprias do grupo. É merecido que se diga que as jovens estiveram a um nível musical elevadíssimo e, à imagem dos seus companheiros da ‘primeira parte’, deixando transparecer uma imagem de grande simpatia e comunhão com a comunidade e a Missão 2010!

Terminada a actuação deste grupo, juntaram-se todos os jovens no altar, a entoar um cântico final, enquanto o Menino era dado a “beijar” à Assembleia. Cremos que nem um só dos presentes deixou de prestar aquela homenagem ao Deus Menino, e a celebração terminou com a bênção da Epifania, ministrada pelo pároco.


Acompanhe a "Missão 2010" no site da Paróquia do Amial em: http://amial2010.org