Comunidades

Imprimir

13 de Maio em Angola

angola_homenagem_senhora_fatimaMilhares de católicos pecorreram quarta-feira algumas artérias de Luanda, durante uma procissão de velas que serviu para rezar e cantar, em tributo ao 13 de Maio, dia da aparição de Maria diante de três pequenos pastores, e para celebrar o 47º aniversário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, ex-São Domingos.

Durante a caminhada religiosa, que durou duas horas, foram se juntando vários cristãos e outros “curiosos” que aproveitaram o momento para renovarem a sua fé com Cristo.

Nas janelas de vivendas e prédios das áreas do Largo da Independência, Ho Chi Min, José Pirão, Hoji Ya Henda, ex-Avenida Brasil, e Senado da Câmara, foi visível a presença de várias pessoas que testemunharam a procissão a partir das suas residências.

Falando no fim da procissão, o vice-provincial dos Frades Capuchinhos Menores em Angola, frei Moises Lucondo, apelou aos fiéis para continuarem a amar o seu próximo.

Para saudar o 47º aniversário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, estão igualmente agendadas palestras, feira e um festival músico-cultural, iniciativas que vão estender-se até ao dia 30 do presente mês.

Segundo a história da Igreja Católica, no dia 13 de Maio de 1917, três crianças (Lúcia, Jacinto e Francisca) estavam pastoreando nas colinas quando sobre uma pequena árvore surge um clarão e a figura de uma senhora vestida de branco que brilhava mais que o sol, reluzindo mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios de sol mais ardente.

Ela dirige-se às crianças e pede que rezem o terço todos os dias pela paz do mundo, que peçam pela conversão dos pecadores e pelo fim da guerra. As aparições continuam e, sempre, a Virgem repete que se ore pela paz e pela conversão dos pecadores e que se reze o terço diariamente.

A aparição de Maria aos três pequenos pastores ocorreu na aldeia de Leiria, região de Fátima (Portugal), e a sua devoção espalhou-se rapidamente pelo mundo. Ela é oficialmente a padroeira de dois pequenos países da América do Sul: Guiana e Suriname.

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi fundada no dia 13 de Maio de 1963. A casa religiosa, frequentada anualmente por milhares de fiéis, é dirigida pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, fundada por São Francisco de Assis.