Comunidades

Imprimir

Procissão de velas no Amial

procissao_de_velas_amial_maio_2010O clima tem estado agreste, mas a a chuva foi só de gente, vinda de todos os cantos da paróquia. Apesar da multidão, conseguiu-se um admirável ambiente de oração e seriedade quer no decurso da Procissão quer na cerimónia de Adoração do Santíssimo no final.

Maria foi o primeiro Sacrário de Deus, pois que albergou no seu ventre o menino Jesus. E Maria ganha sentido como nossa guia e companheira no caminho para Cristo. Ou, como deixou escito João Paulo II na Mane Nobiscum Domine: "O próprio Rosário, visto no seu sentido profundo, bíblico e cristocêntrico, poderá ser um caminho particularmente adaptado para a contemplação eucarística, actuada em companhia e na escola de Maria". É por isso que faz sentido a Cerimónia final de Adoração.

O "Adeus à Virgem" do final foi, como sempre, arrepiante, com a igreja completamente cheia a entoar o cântico em uníssono.

Durante todo o percurso, e na cerimónia final da Igreja, quase tudo se mostrou bem organizado, havendo apenas alguns pequenos lapsos a registar mas que não foram perceptíveis por quem não estava "por dentro" da organização. O Grupo dos Peregrinos do Amial assegurou o transporte e a guarda ao andor (magnificamente decorado). O Coral do Santuário de Fátima (em versão mp3) que acompanhou os fiéis pelo caminho esteve também muito bem. Os plenários do Conselho Pastoral são muitos, mas o esquema mostra-se eficaz dado que os resultados do trabalho são satisfatórios.

O Centro Social também se associou aos restantes paroquianos, dado que contribuiu com a carrinha do som e com o excelente (e difícil) trabalho de condução de um dos seus funcionários.

"Se pudéssemos espreitar para o Céu, veríamos certamente Nossa Senhora com um enorme sorriso de alegria!", como em tempos disse o nosso Pároco!

Veja as fotos em: http://amial2010.org/anoiii/pvelas20100512.html