Capuchinhos

Retiro Anual dos Capuchinhos

Marco Bartoli (Foto de porziuncola.org)

Os frades menores capuchinhos estiveram reunidos em Fátima entre os dias 4 e 7 de setembro para o seu retiro anual. Este foi orientado pelo Prof. Marco Bartoli, leigo italiano especialista na área do Francisclarianismo.

Centrando-se na Legenda Menor de São Boaventura, recordou não somente a importância deste texto para o uso litúrgico, mas principalmente como proposta de reflexão sobre a vida e espiritualidade de Francisco de Assis. Aliás, como o prof. Marco Bartoli referiu, estes textos serviam como autênticos retiros que deveriam ser lidos e meditados todos os anos pela altura da festa de São Francisco (durante o noturno de toda a oitava litúrgica).

Assim sendo, a manhã do primeiro dia foi dedicada à introdução ao tema, e em cada uma das sessões seguintes foi tratado um dia (capítulo) da Legenda menor de São Boaventura. Foi uma caminhada feita ao lado de São Francisco de Assis, que muito edificou os frades presentes e os ajudou a reencontrar-se com ele.

Após terminar o retiro, o dia seguinte, ou seja, dia 8 de setembro, foi dedicado a Santa Clara de Assis, através de 4 conferências dadas também pelo Prof. Marco Bartoli. Mas desta vez não era somente destinado aos frades capuchinhos, mas a toda a Família Franciscana. De facto, desde frades, freiras e leigos, toda a Família Franciscana nas suas 3 Ordens se fez representar.

O primeiro tema foi centrado na ‘Forma de Vida’ dada por Francisco a Clara e às suas irmãs, abordando a importância de tal documento e as suas implicações ainda hoje. No segundo e terceiro tema, porque não se pode compreender um sem o outro, foi abordada a fragilidade de Francisco e de Clara. Já no último tema foi abordada a relação dos frades com Clara e as suas irmãs e a importância destas no seio da espiritualidade franciscana.

Por fim foi dedicado algum tempo à resposta das perguntas feitas pelos presentes, onde surgiram os mais diversos temas, envolvidas também num profundo sentimento de agradecimento ao Prof. Marco Bartoli pelas conferências escutadas.

(Frei Miguel Grilo)