Capuchinhos

Profissões dos noviços em Barcelos

 

 PROFISSÕES RELIGIOSAS EM BARCELOS

          O dia 25 de Setembro de 2016, ficará na memória da fraternidade de Barcelos e da Comunidade de Santo António.

          De facto, os três noviços que terminaram o seu noviciado, fizeram neste dia, a sua profissão simples.

          São eles: O frei Francisco José Neto, natural de Duas Igrejas  (Penafiel), o Frei Márcio Inocêncio, natural de Angola e o frei Tomé Soares de Deus, de Timor-Leste.

          A Igreja de Santo António foi pequena para acolher todos aqueles que vieram para participar na Eucaristia das 12 horas e para se unirem à alegria dos três jovens professos.

          Presidiu à Eucaristia e aceitou a Profissão dos três jovens Noviços, o ministro Provincial Frei Fernando Alberto.

          O Grupo Coral também muito contribuiu para a beleza e a vivência desta cerimónia litúrgica.

          Estiveram presentes muitos familiares e amigos dos jovens professos. Salientamos a presença do Pároco de Duas Igrejas (Penafiel), de onde é o Francisco. Também estiveram dois sacerdotes de Angola, amigos do Márcio, e vários timorenses.

          Os irmãos Capuchinhos de Portugal presentes, também foram bastantes. Estiveram irmãos de Gondomar, do Amial, de Fátima e de Lisboa. Esteve também presente o Fr. Ulisses Pinto, bibliotecário da Província Capuchinha da Baía.

          No final da cerimónia religiosa seguiu-se um animado convívio, onde não faltou a alegria e a música.

          Está de parabéns toda a fraternidade de Barcelos, especialmente o seu Guardão e Mestre, que providenciou para que tudo corresse bem.

          Está igualmente de parabéns, a nossa empregada, a D. Isabel, que se rodeou de uma equipa maravilhosa, que serviu com verdadeiro profissionalismo todos os convidados, que eram mais de 150.

          Aos Jovens Professos, desejamos as maiores felicidades. Que o Senhor da Messe e a Rainha da Ordem franciscana, a todos conceda a graça da perseverança.

 

                                                                     [Frei Luís Gonçalves]