Capuchinhos

Ordenação sacerdotal do fr. Miguel Grilo

 

A ordenação sacerdotal do fr. Miguel Grilo será no dia 13 de junho, às 11.00 horas, em Pínzio. A ordenação será conferida pelo bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício. Depois da celebração, haverá uma confraternização simples aberta a todos. Os irmãos capuchinhos da Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado (FIPA), sediada em Pínzio, juntamente com os paroquianos estão a trabalhar afincadamente nos necessários preparativos da festa.

 

 

 

Por vontade expressa do Bispo da Diocese, também as paróquias vizinhas estão a ser sensibilizadas para este evento, com o apoio dos nossos irmãos capuchinhos da FIPA. Para D. Manuel Felício é uma “alegre notícia para toda a nossa Diocese”, como se lê em dois jornais regionais, «Notícias da Covilhã» e «A Guarda», em 04.06.2015, que transcrevemos de seguida:

 

D. Manuel Felício feliz com “alegre notícia” da

ordenação de um sacerdote capuchinho em Pínzio 

 

Uma “alegre notícia para toda a nossa Diocese”. É assim que o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, se congratula pela ordenação sacerdotal, no próximo dia 13 deste mês de Junho, do Frei Miguel Pinto Grilo, da Ordem dos Missionários Capuchinhos, que terá lugar em Pínzio.

O Frei Miguel é natural da Diocese da Guarda, mais propriamente da Paróquia de Freixedas, onde nasceu, no lugar de Prados.

“A esta alegre notícia junta-se outra que é o facto de ter iniciado a sua presença e actividade pastoral entre nós uma comunidade de missionários capuchinhos constituída por dois sacerdotes e um irmão. Esta comunidade está completa desde o mês de Abril último, embora já no mês de Novembro anterior tivesse chegado um dos dois padres e o irmão”, explica o Bispo da Guarda, que dá graças a Deus “por esta solene celebração da Ordenação Sacerdotal do nosso conterrâneo Frei Miguel. Nela queremos louvar o Senhor pelo dom inestimável do Ministério Sacerdotal à Sua Igreja e também pela graça que nos é concedida de passarmos a contar, na nossa Diocese, com a mais-valia desta comunidade religiosa missionária”.

D. Manuel espera desta ordenação “principalmente que ajude as nossas comunidades a despertarem mais para a sua responsabilidade missionária e o nosso Presbitério a cultivar mais o recomendado espírito comunitário, com responsabilidades cada vez mais partilhadas.”

A Ordenação Sacerdotal terá lugar no dia 13 de junho, sábado, no Pavilhão de Pínzio, com início às 11 horas. “Todos os nossos sacerdotes estão convidados a participar, diz o Bispo Diocesano.

A Fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos de Pínzio exerce a sua actividade pastoral em 4 paróquias e 4 anexas. Têm ao seu cuidado as paróquias de Pínzio, Safurdão, Atalaia e Carvalhal, com as anexas de Cheiras, Troxeiros (com culto dominical), Miragaia e Abadia (sem culto).

© in