Capuchinhos

Encontro de Natal 2014

 

Os Franciscanos Capuchinhos de Portugal, depois de terem celebrado o Natal na suas casas e com as comunidades que acompanham pastoralmente, encontraram-se na Fraternidade do Amial/Porto, em 29 de dezembro, para o celebrarem em conjunto, tal como fazem na Festa da Páscoa.

 

Os irmãos das 7 Fraternidades (Barcelos, Baixa da Banheira, Fátima, Gondomar, Lisboa, Pínzio e Porto) foram chegando e trocando saudações de Natal. O Encontro começou pelas 10 horas, com um cântico de acolhimento, as boas-vindas do Ministro Provincial, frei Fernando Alberto, e um MOMENTO DE ORAÇÃO com o Salmo de São Francisco para o Tempo do Natal.

 

Depois, cada Fraternidade, em jeito de PARTILHA, apresentou uma síntese da sua vivência de Natal e das ações na(s) comunidade(s) cristã(s) a ela confiada(s). Também o responsável dos Franciscanos Capuchinhos em Cabo Verde, frei Bernardino Lima, que veio visitar os seus confrades pós-noviços em formação no Amial, testemunhou como tinha sido o Natal na sua Custódia. Seguiu-se um tempo informal de DESCANSO, durante o qual cada irmão pôde saborear os acepipes variados trazidos por cada Fraternidade.

 

Às 11:30 teve início a REFLEXÃO sobre a “Menoridade”, orientada por frei Domingo Montero, capuchinho da Província de Espanha, que para o efeito se tinha deslocado de Salamanca. Caraterizando

o tema como «um conceito estranho, difícil e fundamental», apresentou as suas raízes bíblicas e as dimensões franciscanas (Eucaristia e Menoridade), concluindo com o “rosto da Menoridade, hoje”.

A sua comunicação, de cerca de 90 minutos, a todos agradou pela clareza, simplicidade e abundância de referências bíblicas.

 

O tempo a seguir ao ALMOÇO festivo prolongou-se num alegre CONVÍVIO, em que não faltaram cânticos de Natal.

A concluir o Encontro, pelas 16 horas houve uma solene EUCARISTIA na igreja da Imaculada (sede da paróquia de Nossa Senhora do Amial, confiada aos Capuchinhos), presidida pelo Ministro Provincial e animada pelo frei Acílio Mendes e outros irmãos. No final, o frei Fernando Alberto entregou a cada Guardião uma faixa em pano sobre o Ano da Vida Consagrada a celebrar em 2015, para utilizar na sua Fraternidade

 

Este Encontro de Natal surgiu das decisões do XVII Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos, realizado de 5 a 9 de maio 2014. Tendo sido organizado pela Comissão de Animação da Vida Fraterna, que também o orientou, na sua realização teve o apoio de frei Américo Costa (para o cartaz) e especialmente da Fraternidade do Amial que o acolheu, organizou o almoço e disponibilizou os vários espaços da sua casa em remodelação.

 

 

 

 

[fr. José Fonseca fala do Natal na fraternidade de Pínzio e comunidades cristãs ao seu cuidado pastoral]

 

 

 

[fr. Bernardino Lima, Custódio dos Franciscanos Capuchinhos em Cabo Verde]

 

 

 

 

[fr. Domingo Montero, franciscano capuchinho de Espanha, apresenta o tema "Menoridade"]

 

 

 

 

[fr. Fernando preside à Eucaristia]