Capuchinhos

Pínzio, nova fraternidade dos Capuchinhos

A Fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos de Pínzio exercerá a sua atividade pastoral em 4 paróquias e 4 anexas, destas 2 não têm culto, participando nas mais próximas, falta de gente e lugar de culto.

As paróquias são: Pínzio, Safurdâo, Atalaia e Carvalhal. As anexas, Cheiras, Troxeiros, ( com culto dominical), Miragaia e Abadia (sem culto).
A fraternidade, incompleta, Frei Fonseca e Frei José Luis (falta o Frei César) chegaram no dia 22 de Novembro às 17h junto à igreja de Pínzio, onde já se encontrava o Frei Fernando Alberto, ministro Provincial, com algumas pessoas que sabiam da notícia da chegada.
No dia 23/11/2014 foi a entrada oficial. Os irmãos foram acolhidos com alegria e as melhores expectativas, pois era um rebanho sem pastor ( pastor tinham mas sem presença). O dia convidava ao entusiasmo porque era o Pastor da Diocese, D. Manuel Felício, que dava a tomada de posse do novo pároco, em Festa litúrgica de Cristo Rei. Tudo concorreu para uma Eucaristia solene às 11h, bem participada, com muita curiosidade à mistura.
Ao acto procedeu-se ao estabelecido canonicamente, 
O Sr, Bispo, no uso da Palavra, durante a homilia vincou a importância da presença dos Capuchinhos, agradecendo ao Ministro Provincial a abertura da fraternidade na sua diocese tão carenciada de sacerdotes, mas particularmente de irmãos de Vida Consagrada,com o seu carisma tão peculiar da alegria e simplicidade, nascida do seu Fundador, S. Francisco.
Antes da bênção final da Eucaristia, o Sr. Bispo deu a palavra ao Ministro Provincial expondo o espírito que deu lugar à implantação da Província, que tanto podia ter sido na Guarda como noutra diocese, que correspondesse às necessidades pastorais, como de presença Capuchinha, Por fim usou da palavra o novo pároco, Frei Fonseca, confirmando o que na acta de posse lhe era pedido, obediência à igreja universal, diocesana e serviço dedicado à igreja local.
Finda esta tomada de posse corremos para uma outra paróquia, Safurdão, com o mesmo ritual.
No Domingo 30/11/2014, agora com o delegado do Sr. Bispo, Pe. Luciano, representante do clero da diocese, completou-se a tomada de posse das 2 outras paróquias, Atalaia e Carvalhal.
Com as respectivas comissões frabriqueiras vamos auscultando, costumes e tradições,seguindo o que é de seguir e melhorando o que pode e deve ser melhorado, pastoral, liturgia e economia (esta causadora de má imagem clerical).
Dia 29 apanhei logo para começar a Festa de Santo André, missa solene seguida de procissão. Ressonância da comissão da festa e povo, gostaram da organização por mim proposta, pois deu mais respeito e dignidade à procissão, evitando o amontoado e o falatório.
A todos os irmãos, PAZ e BEM!
[Frei Fonseca]