Atualidade

XXXIV Encontro Nacional dos Grupos Bíblicos

Desafios da Nova Evangelização

A 30 de junho passado, reuniram-se em Fátima, vindos de todo o país,
muitos Grupos Bíblicos para fazerem a Festa da Palavra
e celebrarem a caminhada do ano bíblico 2012-2013,
cujo tema foi os Desafios da Nova Evangelização.

Os grupos começaram a chegar cedo e os responsáveis das encenações reuniram com o frei Arantes, sendo o frei Acílio o primeiro a congregar os grupos para a Festa com o ensaio do Hino e dos cânticos.

O Encontro começou às 10:00 com o Acolhimento solene da Palavra, orientado pelo grupo de LIJÓ que, com a encenação da celebração Testemunhas da fé (de frei Acílio Mendes), nos desafiou a ser testemunhas da Palavra. Seguiu-se o já habitual e animado momento de Apresentação e boas vindas aos grupos, que terminou com a Saudação do frei Manuel Arantes, Secretário do Movimento Nacio-nal de Dinamização Bíblica.

A FESTA DA PALAVRA foi oficialmente aberta com o PowerPoint preparado por frei Lopes Morgado, em que recordámos os momentos mais marcantes das atividades bíblicas do ano 2012/2013. Seguiram-se as Encenações dos grupos. Logo a abrir o grupo de ABADE DO NEIVA fez-nos refletir sobre o que o Anjo disse Às sete Igrejas do Apocalipse e o que nos continua a dizer a nós. Depois, o grupo de BELAS lembrou que a nova evangelização é Levar Jesus Cristo, que é o mesmo ontem, hoje e sempre. O grupo de SAMORA CORREIA, com Tempestade acalmada, recordou que só Jesus Cristo é o porto seguro. O grupo JOBIFRAN, utilizando as novas tecnologias, realizou um filme – Desafios da Nova Evangelização –, cujos atores eram os elementos do grupo, e apresentou Francis-co de Assis como modelo a seguir. A manhã terminou com um convite do grupo de LIJÓ Ide proclamar com alegria a Boa Nova.

Depois do intervalo para o almoço, voltámos às 14:30 para continuar a festa. Abriu a tarde o grupo da BAIXA DA BANHEIRA, com o jogral Evangelizar é preciso, seguindo-se o Grupo de FAMALICÃO DA NAZARÉ com Evangelizar aqui e agora; estes dois grupos relembraram que a “Bíblia nasceu da vida, a vida nasce da Bí-blia”. Depois, o grupo dos PÓS-NOVIÇOS Capuchinhos alegrou-nos com a sua pre-sença e presenteou-nos com o cântico Espírito de Assis; seguiu-se o grupo da PORTELA DE TENTUGAL, que nos desafiou a Evangelizar no Mar da Vida. A tarde de encenações terminou com o PowerPoint A Nova Evangelização prepara-do pelo SECRETARIADO DE LISBOA, realizado com base no estudo dos temas da revista Bíblica do ano 2012/2013.

E tudo terminou, ou recomeçou com a grande FESTA DA EUCARISTIA, que foi presidida pelo Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos, frei António Mar-tins, e animada pelo grupo dos pós-noviços Capuchinhos.

Luísa Maria Abreu