Cursos Bíblicos

«Senhor,

Para quem havemos de ir?

Tu tens palavras de vida eterna;

E nós acreditamos e sabemos

Que és o Santo de Deus.»

(Jo 6,68-69)

 

O Movimento Nacional de Dinamização Bíblica orienta vários cursos bíblicos com objetivo, conteúdo e dinâmica diferentes: Cursos base, de 2 graus diferentes; Cursos sobre o “Evangelista do Ano” (Mateus, Marcos e Lucas) e sobre o tema do “ano bíblico”; Cursos monográficos, a pedido de uma paróquia ou movimento e a critério do animador. Aqui são apresentados os mais caraterísticos e habituais.

 

Para mais informações contatar:

SECRETARIADO NACIONAL

Rua de S. Francisco de Assis

Apartado 208 / 2496-908 FÁTIMA

Telf. 249 530 210 / Fax 249 530 214

E-mail: snd@difusorabíblica.com

 

 

Curso bíblico do 1º grau

Intitula-se: “A Bíblia, Vida do Povo de Deus”. Divide-se em duas partes (a Bíblia vista de fora e a Bíblia a partir de dentro) e tem o apoio da linguagem audiovisual. Propõe-se iniciar na leitura e interpretação da Bíblia, valorizando o binómio Bíblia-Vida com esta dupla finalidade: interpretar os sinais dos tempos com a luz do Evangelho e evitar o divórcio entre a fé e a vida (GS 4 e 11). É realizado ao longo de uma semana, com duas horas por dia (ou num fim de semana intensivo, com o mesmo número de horas), encerrando no Sábado com uma Eucaristia festiva participada pelos grupos, e um convívio com partilha dos alimentos trazidos por cada um. A critério do pároco, às vezes conclui no domingo, fazendo-se então o “Domingo Bíblico”. (Ver esquema)

 

Curso bíblico do 2º grau

Intitula-se: “Linguagem humana da Palavra de Deus”. O Conteúdo desenvolve-se em duas partes, também em seis dias com duas horas cada um ou num fim de semana intensivo: 1ª Parte – A Bíblia, Livro da Revelação de Deus ao Homem; 2ª Parte – A Bíblia, Livro das Respostas do Homem ao Deus Revelador. No Curso do 1º grau pretendia-se habituar as pessoas a encontrar a mensagem por trás da linguagem; no 2º grau pretende-se que as pessoas comecem, também, a entender as várias linguagens em que a Bíblia está escrita. Ainda está ligado à vida da Bíblia, mas já implica mais teoria; dá prioridade ao Espírito, mas vai explicando a razão da letra; percorre as grandes linhas da História da Salvação, mas analisa alguns textos concretos. Tem como objetivos: impulsionar os grupos bíblicos a inserirem-se cada vez mais numa pedagogia catecumenal; ajudá-los a ler os acontecimentos de hoje à luz da , dinamizados pela Esperança e comprometidos no Amor; confirmar a solidez da doutrina em que fomos instruídos, tornando-os «servidores da Palavra de Deus» (Lc 1,1-4).

 

PARA CONTINUAR A FORMAÇÃO:

  • BÍBLICA: Revista bimestral, para apoio dos Grupos Bíblicos no estudo e na celebração da Palavra.
  • BÍBLICA CIENTÍFICA: Revista anual, com as conferências das Semanas Bíblicas Nacionais
  • CADERNOS BÍBLICOS: Para uma primeira leitura da Bíblia; para uma leitura dos Evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, e outros cadernos.
  • MATEUS, MARCOS, LUCAS: Três livros de apoio aos 3 ciclos litúrgicos, com base nas Leituras dos Domingos e à volta dos temas: Igreja, Homem, Cristo, Mundo.
  • À MESA DA PALAVRA: Comentários às leituras dominicais dos 3 ciclos litúrgicos, com esquema para a reflexão em Grupo.
  • ROTEIRO DE LEITURA DA BÍBLIA: Uma viagem do Génesis ao Apocalipse que dá uma visão de conjunto e de continuidade da História da Salvação.
  • DEI VERBUM (PALAVRA DE DEUS): Documento do Concílio Vaticano II sobre a Palavra de Deus.
  • VERBUM DOMINI (PALAVRA DO SENHOR): Documento do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus.