Centro Bíblico (Fátima)

À Casa que os Capuchinhos têm em Fátima desde 1961, foram acrescentadas duas novas alas inauguradas a 8 de maio de 1993. A partir de então, os vários serviços da revista Bíblica e da Difusora Bíblica foram sendo transferidos de Lisboa para Fátima, adquirindo-se aqui uma nova sede para todo o Movimento Nacional de Dinamização Bíblica, na qual foi inaugurada a Livraria Bíblica em 11 de Dezembro de 1998. Ao conjunto deu-se o nome de Centro Bíblico dos Capuchinhos, que abrange três setores:

 

 

Alojamento local para Cursos, Retiros, Grupos e Peregrinos, com salão para 180 lugares, salas de trabalho e reuniões de grupo, 110 camas e sala de jantar para 150 pessoas.

Fraternidade dos Capuchinhos, onde vivem os Irmãos mais diretamente ligados às estruturas do Movimento Bíblico e onde se recebem Irmãos de toda a nossa Ordem. Ligados a ela estão o Museu do Presépio (desde 1993) e o Jardim Bíblico (desde 2003).

Sede do Movimento Nacional de Dinamização Bíblica, com espaços para a Direção, Administração, serviços de composição, grafismo e escritórios da Difusora Bíblica e da revista Bíblica, a Presidência e Secretariado Nacional do Movimento de Dinamização Bíblica, uma Livraria, uma Biblioteca Bíblica em formação e um armazém.

 

A Casa de Alojamento local e a da Fraternidade situam-se no edifício ampliado em 1993, à Avenida Beato Nuno, nº 405-407; a sede do Movimento Bíblico, no início da Rua de S. Francisco de Assis, paralela à Avenida e em frente da Casa de Alojamento. A relação entre as duas rege-se por uns Estatutos publicados em 19 de Junho de 1997.